Ministro da Educação recebe título Doutor Honoris Causa na UFLA nesta quinta-feira (10)

Ministro da Educação, José Henrique Paim

Nesta quinta-feira (10), o ministro da Educação, José Henrique Paim, será homenageado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o título Doutor Honoris Causa. A cerimônia será realizada às 15 horas, no Salão de Convenções da Universidade.

A honraria foi outorgada por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário em novembro de 2013, quando Paim era secretário-executivo do Ministério da Educação.

Durante sua visita à Universidade, o ministro fará uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto da UFLA e ao Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – LEMAF, no Departamento de Ciências Florestais – DCF/UFLA.

O homenageado

José Henrique Paim-Fernandes é formado em Ciências Econômicas (1991), com aperfeiçoamento em Instrumentação de Políticas Públicas Municipais, promovido pelo Pimes/Banco Mundial e realizado no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (1993).

Ocupou posições técnicas, de assessoramento e de conselheiro em empresas públicas e de sociedade de economia mista, entidades e órgãos públicos, associação de classe, entre outros.

Na administração pública da esfera municipal, foi Secretário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre, e Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre. Na administração pública estadual, ocupou o cargo de Secretário da Coordenação e Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul.

Na esfera federal, ocupou posições executivas, com destaque na Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, onde foi Subsecretário, e, em especial, no Ministério da Educação – MEC, a partir de 2006, onde exerceu as funções de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e secretário-executivo. É palestrante, autor de publicações, tendo recebido diversas medalhas, certificados e títulos de homenagem. É professor licenciado do Centro Universitário La Salle Unilasalle. Como ministro da Educação, acaba de fazer o lançamento do Plano Nacional da Educação (PNE) que, entre outras metas, estabelece a ampliação das verbas para a Educação, em 10 anos,  correspondente a 10% do PIB.