UFLA busca expandir parcerias internacionais com universidades da Suíça

Representantes da UFLA são recebidos na Universidade de Berna, câmpus avançado de Biel

Representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram uma visita técnica às universidades de Berna e Lucerna (em alemão Bern e Luzern), na Suíça, tendo como objetivo principal debater potenciais parcerias para amparar o crescimento sustentado do município Morro do Pilar, aos pés da Serra do Espinhaço, na Região Central de Minas Gerais, em virtude de grandes empreendimentos de mineração. As sinergias entre as instituições, porém, sinalizaram para a ampliação dessa parceria, em especial em projetos ambientais e sociais, que tratam do amplo conceito de sustentabilidade.

A viagem foi realizada pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima e pelo diretor de Relações Internacionais (DRI/UFLA), professor Antônio Chalfun Júnior. Eles visitaram a Universidade de Berna e o câmpus avançado de Biel, considerado um centro de excelência em florestas e tecnologia da madeira, onde trocaram experiências acadêmicas com os professores Andreas Kläy e Ernest Zürcher. Em Lucerna, visitaram o Centro de Direito e Sustentabilidade, tendo sido recebidos pelo professor Klaus Mathis. A programação foi organizada pelo ambientalista Franklin Frederick.

Professores José Maria e Chalfun com o professor de Berna  Andreas Kläy
Professores José Maria e Chalfun com o professor de Berna Andreas Kläy

De acordo com o professor José Maria, além da excelência acadêmica, os três pontos visitados são considerados referência para o governo suíço, já que assessoram políticas públicas nas áreas ambientais e sociais. Para ele, as oportunidades de colaboração com as universidades são amplas e multidisciplinares, em especial no que tange ao desenvolvimento sustentável, incluindo o saber popular e as tradições onde os projetos são realizados.

Para Chalfun, a UFLA segue positivamente na busca de ampliar sua participação internacional, abrindo novas possibilidades de intercâmbio na área de ensino, pesquisa e extensão. “Nós fomos extremamente bem recebidos e os representantes das universidades suíças demonstraram interesse em ampliar as parcerias. Já visualizamos grandes projetos para o futuro”, considerou.

Professores da UFLA visitam a Universidade de Lucerna, com o professor Klaus Mathis