Pesquisas da UFLA na área de Ciência do Solo são apresentadas em eventos internacionais

Parte da delegação brasileira em frente ao stand da SBCS no Congresso Mundial, na Coreia. (Foto SBCS)

Visando a fortalecer ainda mais a sua atuação internacional, o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA) esteve representado em eventos internacionais realizados nos meses de maio e junho. O Programa é o primeiro da Universidade a atingir a nota 7, nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Considerado o mais importante evento mundial na área de Ciência do Solo, o 20th World Congress of Soil Science (20WCSS), realizado em Jeju – Coreia do Sul, de 5 a 16 de junho de 2014, contou com a participação de uma grande delegação brasileira, incluindo os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Marx Leandro Naves Silva e Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Os professores divulgaram resultados de seus projetos de pesquisas nas áreas de Conservação de Solo, Água e Segurança Alimentar, e aproveitaram a oportunidade para discutir novas parcerias em projetos com pesquisadores de diversas partes do mundo.

Desenvolvimento Sustentável

De 23 a 27 de junho, os professores José Maria de Lima (pró-reitor de Pesquisa) e Antônio Chalfun Júnior (diretor de Relações Internacionais da UFLA) visitaram as Universidades de Berna e Lucerna, na Suíça. Tendo como pauta principal a cooperação acadêmica para projetos de sustentabilidade na Serra do Espinhaço, Morro do Pilar (Brasil), a visita rendeu sinergias para ampliar a parceria para outros projetos, em especial na área ambiental e social, com temáticas que envolvem o conceito amplo de sustentabilidade.

Trabalhos sobre arsênio no ambiente são destaque internacional

Em maio, o professor Luiz Roberto, do Departamento de Solos (DCS/UFLA), proferiu palestra na quinta edição do International Congress on Arsenic in the Environment – As2014, realizado na Argentina, ocasião em que atuou também como coordenador de sessão técnica de apresentação oral de trabalhos.

professor Luiz Roberto durante apresentação na Argentina

Como fruto de sua interação com diversos pesquisadores do Brasil e do mundo em pesquisas sobre arsênio no ambiente, o professor Luiz Roberto passou a atuar como membro do Conselho Editorial da série de livros intitulada Arsenic in the Environment. O professor também foi convidado a participar de banca de defesa de Tese de Doutorado, como Faculty Opponent, no KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo (Suécia), em junho deste ano. O convite foi feito pelo professor Prosun Bhattacharya, coordenador da próxima edição do Congresso Internacional sobre Arsênio – As2016, que será realizado na Suécia.

Os trabalhos de pesquisa sobre arsênio em área de mineração no Brasil e em Cuba, realizados pelo grupo coordenado pelo professor Luiz Roberto, fazem parte da Rede Recuperamina.

Workshop na Universidade de Delaware

Em viagem à Universidade de Delaware (UD), realizada de 18 a 23 de maio de 2014, para tratar da renovação de acordo de cooperação UFLA-UD, os professores José Maria de Lima (pró-reitor de Pesquisa), Luiz Roberto Guimarães Guilherme (diretor-adjunto da DRI-UFLA) e Guilherme Lopes, aproveitaram a oportunidade para estabelecer novas parcerias visando ao intercâmbio científico e o treinamento discente e docente.

Durante a viagem, os docentes participaram do workshop “Brazil: Global Challenges in Agriculture, Environment, and Energy”, tendo o professor Luiz Roberto proferido a palestra Brazil’s Role as a Global Food Basket: Challenges and Opportunities”, como keynote speaker, na abertura do evento. Também participaram do Workshop, apresentando trabalhos resultantes de cooperação técnico-científica da UFLA com a UD, os pesquisadores associados ao PPGCS-UFLA Evanise Penido, Fábio Ono, Douglas do Amaral e Cláudia Regina Gontijo Labory.