Visando a fortalecer ainda mais a sua atuação internacional, o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA) esteve representado em eventos internacionais realizados nos meses de maio e junho. O Programa é o primeiro da Universidade a atingir a nota 7, nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Considerado o mais importante evento mundial na área de Ciência do Solo, o 20th World Congress of Soil Science (20WCSS), realizado em Jeju – Coreia do Sul, de 5 a 16 de junho de 2014, contou com a participação de uma grande delegação brasileira, incluindo os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Marx Leandro Naves Silva e Luiz Roberto Guimarães Guilherme.
Os professores divulgaram resultados de seus projetos de pesquisas nas áreas de Conservação de Solo, Água e Segurança Alimentar, e aproveitaram a oportunidade para discutir novas parcerias em projetos com pesquisadores de diversas partes do mundo.
Desenvolvimento Sustentável
De 23 a 27 de junho, os professores José Maria de Lima (pró-reitor de Pesquisa) e Antônio Chalfun Júnior (diretor de Relações Internacionais da UFLA) visitaram as Universidades de Berna e Lucerna, na Suíça. Tendo como pauta principal a cooperação acadêmica para projetos de sustentabilidade na Serra do Espinhaço, Morro do Pilar (Brasil), a visita rendeu sinergias para ampliar a parceria para outros projetos, em especial na área ambiental e social, com temáticas que envolvem o conceito amplo de sustentabilidade.
Trabalhos sobre arsênio no ambiente são destaque internacional
Em maio, o professor Luiz Roberto, do Departamento de Solos (DCS/UFLA), proferiu palestra na quinta edição do International Congress on Arsenic in the Environment – As2014, realizado na Argentina, ocasião em que atuou também como coordenador de sessão técnica de apresentação oral de trabalhos.
Como fruto de sua interação com diversos pesquisadores do Brasil e do mundo em pesquisas sobre arsênio no ambiente, o professor Luiz Roberto passou a atuar como membro do Conselho Editorial da série de livros intitulada Arsenic in the Environment. O professor também foi convidado a participar de banca de defesa de Tese de Doutorado, como Faculty Opponent, no KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo (Suécia), em junho deste ano. O convite foi feito pelo professor Prosun Bhattacharya, coordenador da próxima edição do Congresso Internacional sobre Arsênio – As2016, que será realizado na Suécia.
Os trabalhos de pesquisa sobre arsênio em área de mineração no Brasil e em Cuba, realizados pelo grupo coordenado pelo professor Luiz Roberto, fazem parte da Rede Recuperamina.
Workshop na Universidade de Delaware
Em viagem à Universidade de Delaware (UD), realizada de 18 a 23 de maio de 2014, para tratar da renovação de acordo de cooperação UFLA-UD, os professores José Maria de Lima (pró-reitor de Pesquisa), Luiz Roberto Guimarães Guilherme (diretor-adjunto da DRI-UFLA) e Guilherme Lopes, aproveitaram a oportunidade para estabelecer novas parcerias visando ao intercâmbio científico e o treinamento discente e docente.
Durante a viagem, os docentes participaram do workshop “Brazil: Global Challenges in Agriculture, Environment, and Energy”, tendo o professor Luiz Roberto proferido a palestra “Brazil’s Role as a Global Food Basket: Challenges and Opportunities”, como keynote speaker, na abertura do evento. Também participaram do Workshop, apresentando trabalhos resultantes de cooperação técnico-científica da UFLA com a UD, os pesquisadores associados ao PPGCS-UFLA Evanise Penido, Fábio Ono, Douglas do Amaral e Cláudia Regina Gontijo Labory.