Professor da UFLA palestra em cerimônia na USP em homenagem ao “Dia do Químico 2014”

1306-palestra-Ruy-USPO professor Ruy Carvalho, do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (DQI/UFLA), proferiu palestra intitulada “Química dos metais cádmio e chumbo: interações ambientais”, nessa terça-feira (10/6), em evento organizado pelo Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

A cerimônia foi uma homenagem da USP ao professor Osvaldo Antônio Serra, agraciado com o título de “Químico do ano 2014 no Brasil”. Manifestações semelhantes aconteceram na semana anterior, em Natal (RN), durante o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que tem o homenageado como um de seus fundadores.

O professor Oswaldo Serra é um dos responsáveis pelo desenvolvimento das pesquisas com os elementos químicos “terras raras”, muito utilizado na vida cotidiana, como por exemplo, na confecção dos tubos de TV em cores e lâmpadas. Ele foi o orientador do professor Ruy Carvalho no início dos anos 1980, no Instituto de Química da USP, em São Paulo.