Professor Nilton Curi recebeu a Comenda Antônio Secundino São José

comenda1A comenda Antônio Secundino São José, reconhecimento dado a personalidades que prestam relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente, foi entregue ao professor Nilton Curi, do Departamento de Ciência dos Solos da UFLA (DCS). A condecoração foi realizada no dia 5, em Patos de Minas.

A contribuição do professor Nilton para a Agronomia, especialmente na Pedologia e suas relações com o ambiente e manejo do solo, foi considerada para sua escolha a receber o mérito. Além da docência, Nilton Curi atuou no assessoramento científico da Fapemig e CNPq, foi editor-assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo e lidera o Grupo de Pesquisa em Pedologia e Qualidade Ambiental da UFLA/CNPq, entre outras experiências. Desde 1992, é professor titular da UFLA, onde leciona desde 1974.

Nilton-CuriNas edições dos últimos anos, docentes da UFLA foram agraciados. No ano passado, o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS) recebeu a comenda; em 2012, a homenagem foi dada ao professor Antônio Marciano (DEG); e em 2011, o professor Moacir Pasqual foi escolhido para receber a honraria.

Antônio Secundino de São José

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu no distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa de destaque no agronegócio brasileiro e pioneira na pesquisa com sementes, sendo responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Desde 1991, a comenda é dada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agricultura e do meio ambiente em Minas Gerais. Os agraciados são escolhidos por um conselho diretor, composto por representantes de instituições de ensino e entidades de classes ligadas à agricultura, e políticos.