UFLA participa de lançamento de rede para integrar Serviços de Informação ao Cidadão

redesic1O primeiro Encontro de RedeSIC do Executivo Federal foi realizado no dia 29, em Brasília, envolvendo 200 autoridades de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e gestores dos Serviços de Informação ao Cidadão (SICs), de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. O coordenador do SIC da UFLA, Adriano Higino Freire, participou do evento, ocorrido no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A RedeSIC funcionará como fórum de cooperação dos SICs do Poder Executivo Federal, onde poderão trocar experiências, incrementar a qualidade do atendimento, identificar avanços e melhores práticas de transparência e promover discussões conjuntas.

redesic2O trabalho dos SICs é garantir que haja a divulgação das informações públicas, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, que tem o objetivo de assegurar a transparência da gestão pública e assegurar a correta aplicação de recursos, permitindo que o cidadão acompanhe e ajude a fiscalizar os gastos.

Para Adriano Freire, “a rede de colaboração entre os SICs do País contribuirá para a melhoria da eficiência da prestação desse serviço, pois a Lei de Acesso à Informação é nova e ainda demanda discussões sobre temas específicos”.

O encontro foi promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), em parceria com a Enap.