Professor do DMV fez palestra em evento promovido pela Sociedade Brasileira de Fisiologia

SBFisO professor Luciano José Pereira, do Setor de Fisiologia e Farmacologia (DMV) ministrou workshop sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Fisiologia, nos dias 24 e 25 de abril, na Unicamp. No evento, o professor relatou sua experiência na UFLA com ferramentas de ensino a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mais especificamente na disciplina Fisiologia Geral (GMV-107), dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação Física, Nutrição e Ciências Biológicas.

De acordo com o professor, essa experiência foi motivada pela aprovação, no ano de 2011, de um projeto na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), em edital da Capes/UFLA. Durante o projeto, foram desenvolvidas animações, vídeo-aulas, figuras, bem como roteiros e questões de estudo utilizando a plataforma AVA. Também participaram da concepção do projeto o professor Márcio Gilberto Zangerônimo e os estudantes de pós-graduação Edna Lopes e Eric Francelino Andrade.

O professor Luciano comentou que eventos como esse, em que docentes podem trocar experiências de incentivo à aprendizagem, são fundamentais no contexto atual pedagógico: “Os estudantes estão cada vez mais interessados em novas tecnologias e o ensino utilizando metodologias ativas está se fortalecendo, de forma a centrar o foco no aluno – que deverá buscar e construir o conhecimento, e não mais simplesmente assistir aulas expositivas”, analisou.