Produtores participaram de Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores – veja fotos

IMG_7555Uma ampla discussão sobre a cafeicultura regional foi realizada na UFLA, durante o dia 8/5. O XVI Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores reuniu produtores, estudantes, pesquisadores e docentes, que assistiram a palestras sobre o mercado, problemas causados por mudanças climáticos e cuidados para a colheita.

A mesa de abertura contou com: o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Nilson Salvador; a subchefe do Departamento de Agricultura, professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva; o gerente regional da Emater-MG, Marcos Fabri Junior; o pesquisador da Unidade Epamig Sul de Minas, César Elias Botelho; o gerente do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão; o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café, Mário Lúcio vilela de Resende; o professor tutor do Necaf, Rubens José Guimarães; o coordenador geral do Necaf, Felipe Lacerda Hayashi; e a secretária de Assuntos Rurais da Prefeitura de Lavras, Patrícia Goulart.

Durante a tarde, os cafeicultores participaram de um dia de campo, que ofereceu instruções sobre nutrição de plantas, pós-colheita do café, adubação nitrogenada, calagem, indução de resistência para plantas do cafeeiro e manejo de pragas.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Emater, Epamig, IMA, Prefeitura Municipal de Lavras e UFLA, e contou com o o apoio do Consórcio Pesquisa Café, Pós Café, Polo de Excelência do Café, INCT Café.

InovaCafé

A assinatura da portaria de criação da InovaCafé – Agência de Inovação do Café, durante a solenidade de abertura, foi um dos diferenciais do encontro. Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, a agência congregará pesquisadores, docentes e estudantes, assim como órgãos atuantes na pesquisa e extensão em café. Desenvolver tecnologias, eventos para a promoção do conhecimento e pesquisa em rede estão entre os objetivos da InovaCafé.

O Conselho de Administração pro-tempore conta com os docentes e pesquisadores Rubens José Guimarães, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Edinaldo José Abrahão, Luiz Gonzaga de Castro Junior, Mário Lúcio Vilela de Resende, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira e Virgílio Anastácio da Silva.