Neiv promove palestra sobre “carne irradiada” nesta quinta (15/5)

palestra-neiv-carne-irradiadaNa quinta-feira (15/5), o Núcleo de Estudos em Inspeção Veterinária (Neiv) promoverá a palestra “Carne irradiada”. Com início às 18h e término às 20h, o evento ocorrerá no Anfiteatro do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA). Quem abordará o assunto é a professora do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Roberta Hilsdorf Piccoli.

Para participar, basta comparecer ao local da palestra a partir das 17h30 do dia 15/5 e realizar a inscrição. O valor a ser pago é de R$ 5,00. Outras informações podem ser obtidas pela página do Núcleo no Facebook.

Fundado em dezembro de 2012, o Neiv é coordenado pelo professor do DMV Peter Bitencourt Faria. Tem também a participação de alunos de graduação e pós-graduação do DMV.

Sobre o tema

A professora Roberta explica que a irradiação é um processo físico que torna possível a redução ou a eliminação de bactérias patogênicas ou deterioradoras dos alimentos. Embora ainda não se encontrem carnes irradiadas disponíveis para consumo no mercado brasileiro, a legislação considera o produto seguro para o consumo. Durante a palestra, serão abordadas as vantagens e desvantagens da irradiação da carne, bem como sua ação sobre os microrganismos e a segurança do produto.