UFLA sediará o XVI Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores

O XVI Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores, um dos eventos técnicos mais tradicionais da cafeicultura nacional, será realizado no dia 8 de maio, no Salão de Convenções e na Agência de Inovação do Café, na UFLA. As inscrições serão realizadas no local e terão início às 8h, juntamente com o café da manhã. O encontro reunirá cafeicultores, estudantes e pesquisadores para uma discussão sobre o mercado, os problemas causados pelas mudanças climáticas e os cuidados necessários para uma boa colheita.

Evento demonstra a força do café na economia regional

O Sul de Minas Gerais é líder em produção e qualidade do café, além de ser referência em pesquisa e na formação de profissionais. A UFLA possui um papel importante no cenário nacional e internacional, pois atua no Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café (Cepecafé), responsável por um programa de pesquisa com mais de 100 professores e pesquisadores. O Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Polo de Excelência do Café e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café) estão sediados na universidade.

Este evento é organizado pelo Governo do Estado, Emater, Epamig, IMA, Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Prefeitura Municipal de Lavras e UFLA, além de contar com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, Pós Café, Polo de Excelência do Café, INCT Café. A Agrichem, Ciclus, DU PONT, Fertilizantes Heringer, Pós Calcário Solo Fértil e Syngenta são patrocinadoras.

Mais informações podem ser obtidas no Necaf, através do telefone (35) 3829-1311 ou e-mail necaf.ufla@hotmail.com.

MANHÃ – SALÃO DE CONVENÇÕES / UFLA

8 horas: Inscrições / Café da manhã

9 horas: Abertura

9h30: Palestra – “Mercado da Cafeicultura”

Willem Guilherme Araújo – EMATER

10h30: Painéis – Alterações climáticas e sua influência na cafeicultura

Painel 1 – “Fisiologia”

Palestrante: José Donizeti Alves – UFLA

Painel 2- “ Pragas”

Palestrante-  Júlio César de Souza – EPAMIG

Painel 3- “Doenças”

Palestrante –  Edson Ampélio Pozza – UFLA

12 horas: ALMOÇO

TARDE – AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DO CAFÉ / UFLA

14 horas: Dia de campo

Temas abordados: Nutrição de plantas, pós colheita do café, adubação nitrogenada, calagem, indução de resistência para plantas do cafeeiro, manejo de pragas.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom