Professora do DCS integra comissão que elabora Atlas Global de Biodiversidade do Solo

A profªa Fátima (1ª à esquerda) é a única integrante brasileira do grupo.
A profªa Fátima (1ª à esquerda) é a única integrante brasileira do grupo.

Especialistas em biodiversidade do solo de todo o mundo estão envolvidos na elaboração do Atlas Global de Biodiversidade do Solo, uma publicação que se destinará aos pesquisadores da área e público em geral, mas que também poderá auxiliar decisores políticos. A professora Fátima Maria de Souza Moreira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFLA, é participante da Iniciativa Global da Biodiversidade do Solo e integra a comissão responsável pelo Atlas.

Vinte pesquisadores de diversos países, incluindo a professora Fátima, reuniram-se em Ispra, na Itália, de 26 a 28 de março, para a realização do Global Soil Biodiversity Workshop. “Neste encontro, trabalhamos no material para publicação do Atlas Global de Biodiversidade do Solo e também discutimos uma avaliação global da biodiversidade do solo”, explica a professora Fátima.

O Atlas será dividido em 4 capítulos, visando à cobertura de todos os aspectos desse campo: formas de vida no solo; distribuição da biodiversidade; funções; e ameaças e conservação da biodiversidade no solo.