Cosplay Lavras 2014 leva mil pessoas ao Ginásio da UFLA – veja fotos

DSC01507No sábado (12), os amantes da cultura japonesa puderam expor suas paixões no Cosplay Lavras 2014, no qual havia lojas para aquisição de produtos originados dos animes produzidos na Terra do Sol Nascente, mas também de personagens de séries americanas. Houve concurso de cosplay, torneio de arco e flecha, competição de games e espada, feira do livro, shows com as bandas Uzuai e Nerodifusão, karaokê, RPG e aula de ninjtsu (Arte Ninja). Aproximadamente mil pessoas estiveram presentes no Ginásio 1 da UFLA.

O termo cosplay é a abreviação de costume play, termo de origem inglesa que se refere às pessoas que se vestem como os personagens de seus animes ou séries favoritas. Em Lavras, o evento surgiu no ano passado, graças à disciplina Organização, Gestão e Marketing, ministrada no curso de Educação Física. O evento foi gerenciado pelos alunos.

Segundo Álex Jhow, do 5° período de Educação Física e um dos organizadores, o evento não é voltado apenas para crianças. “O evento conta com a participação de pessoas de todas as idades, não apenas crianças”.

A estudante Elisangela Aparecida de Oliveira (17) e sua irmã, a educadora Ludmila Vicentina de Oliveira (20), se vestiram de Yuuki Cross, personagem do anime Vampire Knight. Elisangela foi enfática ao afirmar: “Não trocaria esse evento por nenhum outro”.

Mesmo com um forte calor, a estudante Lorena Lopes (14) vestiu o macacão do Pokémon e explicou o motivo: “Faz aproximadamente 1 ano que acompanho o anime, um dos meus favoritos”. Junto com ela estava o namorado, Deyber Costa (20). “Convenci ele a me trazer aqui”.

A Orquestra de Câmara da UFLA fez a galera se emocionar ao tocar o tema principal de Star Wars (Guerra nas Estrelas) e a música de abertura de Game of Thrones.

Já a banda Uzuai tocou as principais músicas de animes como Digimon, Dragon Ball Z e, no final, a mais solicitada no Facebook: Pégasus Fantasy, tema de abertura de Os Cavaleiros do Zodíaco, levando a plateia ao delírio.

O concurso de melhor Cosplay foi a atração principal e contou com a criatividade de todos que se propuseram a participar. Houve desfile e encenação de lutas, algumas emocionantes. As categorias foram as seguintes: Apresentação em grupo e individual; livre em grupo e individual; e infantil.

A banda Nerodifusão, da cidade de Três Corações (MG), fez o encerramento do Cosplay Lavras 2014. Ao final do evento, todos saíram com a sensação de que valeu a pena pagar o ingresso e se perguntando: quando será a próxima edição?

Confira os vencedores por categoria do Concurso Cosplay 2014:

• Apresentação em grupo – Lucas Rafael e Álvaro Guimarães.
  • Apresentação individual – Daniel Abrantes M. Ribeiro.
  • Infantil – Todas as crianças que se inscreveram foram premiadas.
  • Livre grupo – Álvaro Tribst e Laura Souza.
  • Livre individual – Alysson dos Anjos.

Confira os vencedores dos games:

• Pró Evolution Soccer – Gabryel Silva.
  • Naruto Ninja Storm 3 – Lucas Peres.
  • Mortal Kombat – Lorran Lino.
Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom