Palestra e exposições marcam abertura do Festival “Abril pra Foto” nesta sexta (11/4)

Abril p fotoO Festival “Abril pra Foto” terá início com a abertura das exposições de fotografia às 18h desta sexta-feira (11/4). As obras de Ricardo Avellar, Ivan Romaniello, Alba Piazza e Vladimira Cabanova estarão à disposição do público no Centro Cultural Casa das Pedras, localizada no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

No mesmo dia, ocorrerá às 19h a palestra “Origem da fotografia – da técnica à arte”, que será ministrada por Bárbara Rossi no Centro de Treinamento da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), também no Câmpus Histórico. O “Abril pra Foto” vai até 13/4.

Confira a programação para os outros dois dias

SÁBADO 12/4
9h – Abertura das Exposições/ Oficina Fotografia Básica, com Marlon Hudson.
10h – Oficina Fotografia de Retratos, com Alexandre Lopes.
16h – Oficina Fotografia Noturna, com Phelipe Paraense.
19h – Palestra: “Os caminhos e horizontes da produção autoral”, com Tibério França e Daniel Protzner.
21h – Apresentação musical com Léo Damásio.

DOMINGO 13/4
9h – Abertura das Exposições.
10h – Oficina Fotografia básica, com Marlon Hudson/ Oficina Fotografia de Retratos, com Alexandre Lopes/ Oficina Fotografia Pinhole, com Vladimira Cabanova.

Inscrições para as oficinas pelo site: www.faepecursos.ufla.br, no valor de R$ 50.

Sobre o Festival

O “Abril pra Foto” nasceu em 2012, época em que o fotógrafo e videomaker Marlon Franco recebeu o convite para planejar uma exposição por ocasião da reinauguração do Centro Cultural Casa das Pedras. Daí em diante, o projeto cresceu, tomou outras formas e absorveu as propostas dos alunos Bárbara Rossi e Heber Macedo Dutra.

Com o tempo, a artista eslovaca Vladimira Cabanova se juntou ao grupo, o que resultou na formação do Coletivo Plano Aberto, que busca desenvolver projetos culturais relacionados à fotografia. Atualmente, o grupo ainda conta com três de seus membros originais. Durante essa trajetória, o professor do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA) Silvério Coelho foi ativo participante dos planejamentos e da execução do projeto.