Capacitação sobre algodão para profissionais da África será iniciada na UFLA

AlgodãoTrinta profissionais vindos dos países de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe farão, nos próximos quatro meses, o curso de aperfeiçoamento “Capacitação e transferência de tecnologia na cultura do algodão”, na UFLA. O curso será lançado nesta segunda-feira, 31, no Salão dos Conselhos da Reitoria, às 14 horas.

Os cursistas serão recebidos pelo coordenador técnico do curso, professor Antônio Carlos Fraga (DAG); pelo representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Leandro Rocha de Araújo; pelo presidente executivo do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Haroldo Rodrigues da Cunha; e pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

O curso é voltado para profissionais, vindos dos países africanos citados, que se graduaram em cursos de Ciências Agrárias ou outras áreas de conhecimento e que atuem em projetos de produção de agricultura familiar.

O conteúdo aborda todas as etapas da produção de algodão: fatores agrometeorológicos; organização e mercado; fisiologia e botânica do algodoeiro; sistemas de cultivo; colheita e pós-colheita; tecnologia e beneficiamento das fibras; industrialização; aproveitamento de resíduos; e outros temas. O curso também contemplará aulas de redação de textos e português técnico.

O cadastro dos candidatos foi feito em janeiro e fevereiro. Os contemplados receberão bolsa mensal, passagens aéreas, seguro de vida e saúde, entre outros benefícios durante o curso. Essa capacitação é oferecida pela Universidade Federal de Lavras, em parceria com o MRE, IBA e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural da UFLA (Fundecc).