Professora do DQI/UFLA é homenageada pelo CNPq

jovens pesquisadorasEm comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o nome de 22 pesquisadoras homenageadas pelo projeto Jovens Pesquisadoras, vinculado ao Programa Mulher e Ciência. O projeto tem o objetivo de reconhecer o mérito acadêmico das pesquisadoras brasileiras e, em sua primeira edição, a professora Elaine Fontes Ferreira da Cunha, do Departamento de Química (DQI), foi uma das agraciadas.

Dois critérios foram utilizados para selecionar as pesquisadoras: estar com bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1, vigente; e ter menos de quarenta anos. No site do CNPq, foram publicados as trajetórias acadêmicas das homenageadas e os seus depoimentos sobre os fatores de sucesso e dificuldades enfrentadas nas carreiras. Em comum, elas apresentam um impressionante currículo acadêmico e reconhecimento pela destacada produção científica.

Há um banner rotativo no site do CNPQ sobre o projeto; as histórias também podem ser vistas nesse endereço.

A professora Elaine Fontes Ferreira da Cunha

Elaine graduou-se em Química na Universidade de Brasília e fez mestrado e doutorado nessa área na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado em Físico-Química pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e é docente do DQI e do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica.

No texto divulgado pelo CNPq, foi considerada como “brilhante cientista” pela sua formação acadêmica, por ter publicado 67 artigos em periódicos nacionais e internacionais, pela organização de um livro e pela publicação de um capítulo de livro e outros 38 artigos em anais de congressos.

Para Elaine, o sucesso foi alcançado devido a fatores como a dedicação pessoal, paixão pelo trabalho e esforços da família, discentes e colaboradores. “Creio, entretanto, que a carga de trabalho cada vez maior e a pressão por melhoria dos índices de produtividade são componentes que pesam significativamente na vida da mulher moderna. Ser mãe, esposa, professora e pesquisadora requer uma responsabilidade extra e apesar desse grande desafio, é muito gratificante investir na consolidação da minha família e tentar contribuir, de alguma forma, para o crescimento do país”, declarou a pesquisadora, ao CNPq.