“A matéria e a energia escura”: documentário será exibido neste sábado (15/2)

Foto: Nasa, ESA, E. Jullo (JPL), P. Natarajan (Yale), & J.-P. Kneib (LAM, CNRS)

O tema da Oficina de Astronomia no Museu de História Natural (MHN) da UFLA neste sábado (15/02) será “A matéria e a energia escura”. A exibição do documentário está inserida no projeto “A Magia da Física e do Universo” e tem início às 19h, com entrada franca. A observação do céu com telescópios também faz parte das atividades da noite. De acordo com o professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) e um dos coordenadores do grupo, José Alberto Casto Nogales Vera, a intenção é observar a Lua, assim como Júpiter e suas luas.

Entre as várias atividades promovidas pelo projeto “A Magia da Física e do Universo”, estão as sessões de sábado, que acontecem há cerca de dois anos e envolvem tanto alunos da Universidade quanto o público externo. Além do professor Nogales, coordena o projeto a também professora do DEX Karen Luz Purgoa Rosso. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do Museu de História Natural (MHN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Pós-Graduação em Física.

Sobre o tema

A matéria escura é um dos maiores mistérios científicos da atualidade – uma substância invisível que pode constituir quase toda a matéria no universo. A energia escura, por enquanto, é o nome dado à força que parece estar trabalhando contra a gravidade, fazendo com que a expansão do universo acelere em vez de abrandar.