Pibid/UFLA seleciona estudantes – inscrições devem ser feitas até 14/2

pibidEstão abertas, até o dia 14, as inscrições ao preenchimento de vagas para participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/UFLA), com bolsa Capes-DEB.

Podem se inscrever estudantes da UFLA regularmente matriculados em curso de Licenciatura nas áreas de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Letras Português, Letras – Inglês, Matemática, Pedagogia e Química, para projetos das respectivas áreas. Também é possível se inscrever para o projeto Interdisciplinar, para estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Letras – Inglês, Letras – Português e Química.

Para o subprojeto Interdisciplinar, que tem como tema gerador/articulador as Tecnologias da Informação e Comunicação, é relevante que o estudante tenha experiências, interesses ou habilidades com tais ferramentas e metodologia. É imprescindível que seja de alguma das seguintes áreas: Biologia, Educação Física, Letras Inglês, Letras Português e Química, por serem essas as áreas propostas no projeto aprovado.

Como se inscrever?

O candidato deverá entregar sua ficha de inscrição preenchida, juntamente com o Memorial Descritivo e demais documentos requeridos para efetivar a sua inscrição, na Pró-Reitoria de Graduação – PRG (Centro Administrativo da UFLA), das 8 às 18 horas.

Quais os documentos necessários?

A ficha de inscrição deve ser impressa, preenchida e assinada. Nela, o estudante deve optar pela inscrição em sua área ou no projeto interdisciplinar. Para fazer o Memorial Descritivo, foi disponibilizado um documento com orientações.

O candidato deverá entregar, ainda, o Histórico Escolar, sendo aceito o emitido pela internet. Estudantes no primeiro semestre letivo poderão apresentar o Histórico do Ensino Médio. Também deverão ser apresentadas cópias do CPF e Carteira de Identidade, bem como documento referente à conta bancária, constando nome e número do banco, agência e conta corrente.

Seleção

O material entregue será analisado por uma banca de professores vinculados ao Pibid/UFLA. Os candidatos considerados aptos nessa primeira etapa serão entrevistados, conforme horários e locais divulgados pela PRG no dia 19. As entrevistas serão agendadas para o período de 20 a 26 de fevereiro.

Atividades

As atividades obedecerão às definições Capes/DEB e PRG/UFLA para o programa Pibid e a um plano elaborado pela equipe da área semestralmente. Cada estudante será orientado por uma equipe de professores da UFLA e das escolas públicas participantes do Programa, de acordo com as especificidades de cada curso e projeto.

Os estudantes exercerão suas atividades em regime de 12 horas semanais de efetivo trabalho na UFLA e nas escolas. As atividades deverão ser iniciadas pelos estudantes selecionados em março de 2014, ocorrendo processos de avaliação do projeto e da equipe a cada semestre.

Convocados para entrevista – professores supervisores de área

A PRG divulgou o cronograma para a segunda etapa do processo seletivo para supervisores de área do Pibid/UFLA. O cronograma, que especifica os candidatos, data, local e horário podem ser vistos no endereço: http://www.prg.ufla.br/site/?p=4415.