Novo ministro da Educação é empossado – reitor da UFLA participa de cerimônia

O ministro Henrique Paim e o reitor da UFLA, prof. José Roberto Scolforo

O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, foi empossado nessa segunda-feira (3), no Palácio do Planalto (Brasília). Paim ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) desde 2006 e comandou, de 2004 a 2006, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A UFLA foi representada na solenidade pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, e pelo assessor de Relações Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Durante a solenidade, foram empossados: José Henrique Paim; Aloizio Mercadante, ministro da Educação anterior a Paim, que passou para a Casa Civil; Arthur Chioro, no Ministério da Saúde; e Thomas Traumann, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Apoiador

O ministro Henrique Paim tem participado de reuniões com a Direção Executiva da UFLA, nos últimos anos, para tratar de projetos de expansão da Universidade, incluindo contratação de servidores e liberação de recursos.

De acordo com o professor Scolforo, o recém-empossado ministro tem sido um grande apoiador das ações da UFLA, especialmente na abertura de novos cursos de graduação (Medicina e sete Engenharias, que serão iniciados em 2014 e 2015).

Em 20 de novembro de 2013, o Conselho Universitário da UFLA (Cuni) outorgou o título de Doutor Honoris Causa a Paim; a entrega deste título será feita em breve, em data a ser agendada. O novo ministro também foi escolhido paraninfo dos formandos da UFLA do segundo semestre de 2011.