Cria Lavras levou 60 jovens ao “Camping de Atletismo” em Juiz de Fora/MG

Corrida no campingSessenta jovens participantes do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (projeto Cria Lavras) tiveram dias de muitos saltos, corridas e arremessos na sexta edição do Camping de Atletismo, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De 20 a 25 de janeiro eles realizaram atividades conjuntas com atletas de expressão, como Keila Costa (BM&FBovespa), e com treinadores como Domenico Ingrosso, de Formia (Itália), profissional que trabalha com atletas de alto rendimento mundial. Ao todo, foram mais de 300 pessoas, numa convivência entre iniciantes, intermediários e grandes profissionais.

O evento é uma parceria da UFLA com a UFJF, a prefeitura de Lavras, o clube de Atletismo BM&FBovespa, a Federação Mineira de Atletismo (FMA) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Em 2015 o Camping voltará a acontecer na UFLA, que sediou suas três primeiras edições. Com a previsão de finalização das obras do Complexo Esportivo de Alto Rendimento, a instituição estará pronta para voltar a receber os atletas.

De acordo com o coordenador do projeto Cria Lavras, professor Fernando Roberto de Oliveira, o destaque para a edição de 2014 do Camping de Atletismo foi a abrangência nacional que o evento ganhou. “Antes, a participação era mais restrita a São Paulo e Minas Gerais”, explica. “Neste ano, tivemos participantes de 12 estados, como Paraná, Roraima e Espírito Santo.” O professor também enfatiza como diferencial desta sexta edição o fato de os jovens participantes já estarem crescidos. “As crianças que participaram do primeiro Camping, e continuam participando hoje, evoluíram no evento e agora convivem com o novo grupo, de iniciantes”, relata.

Depois de ter marcado presença em todas as edições do Camping de Atletismo, o atleta Pedro de Oliveira, hoje com 18 anos, confirma a versão do professor. “Vi a quantidade de pessoas envolvidas aumentar, o número de treinadores crescer, e hoje percebo com maior clareza a função social do Camping”, diz Oliveira, manifestando satisfação em ver o sorriso e a felicidade das crianças. “A gente agora pode passar nossa experiência para elas, que estão começando”, complementa. O jovem já está hoje no segundo período do curso de Educação Física. “Desde muito pequeno eu já tinha interesse por essa área de esportes, mas, com certeza, participar do projeto Cria Lavras me ajudou muito, inclusive na escolha do curso.”, conclui Oliveira.

Além dos treinamentos, a programação do VI Camping de Atletismo também incluiu um curso de capacitação, com palestras sobre os modelos de treinamento modernos e debates sobre a situação atual do atletismo nacional.

Sobre o Cria Lavras

O Cria Lavras é um projeto ligado ao Departamento de Educação Física da UFLA (DEF) e à Prefeitura de Lavras. As atividades desenvolvidas buscam aproximar do atletismo as crianças e os adolescentes da comunidade. Seu objetivo é apresentar a Universidade a esse público, tornando-a um ambiente prazeroso, onde esses jovens desejem estar presentes. O professor Oliveira explica que não é preciso ter talento especial para participar do projeto. “No atletismo, cabem todos”, contando que é sempre possível encaixar o participante em alguma das modalidades.

Ao todo, 3.500 crianças já passaram pelo projeto. Atualmente, mais de 500 delas estão em atividade na cidade. Campeonatos, jogos, muitas conquistas pelo país, e até em mundiais, fazem parte da agenda dos jovens atletas. Para obter informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (35) 3829-1293.