UFLA recebe novos servidores com cerimônia de posse – veja as fotos

Posse de servidoresTreze professores e três técnicos administrativos foram empossados hoje (31/01) como novos servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A cerimônia teve início às 9h, no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria. Receberão os novos docentes o Departamento de Ciências Florestais (DCF), o Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), o Departamento de Ciências Exatas (DEX), o Departamento de Ciências do Solo (DCS), o Departamento de Administração e Economia (DAE), o Departamento de Zootecnia (DZO) e o Departamento de Engenharia (DEG). Já os novos técnicos estarão lotados no DEG, no Departamento de Ciência da Computação (DCC) e na Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

O operador de máquinas agrícolas e agora servidor da UFLA, Pedro Severo da Silva, resume o sentimento que marca o dia: “É um sonho trabalhar na UFLA”. Ele conta que muitas pessoas de sua família também foram ou são servidoras. Silva mora em Lavras há 35 anos e chegou a trabalhar na Universidade por algum tempo, como terceirizado.

Já o novo professor efetivo do DAE, Renato Silvério Campos, comemora seu ingresso na instituição, ressaltando que vem assistindo ao crescimento da UFLA e tem a expectativa de poder contribuir muito nesse novo cenário. “E sei que a Universidade também vai contribuir muito com a minha formação”, complementa Campos, que já vinha atuando como professor temporário.

Contribuição, empenho, envolvimento e comprometimento foram termos enaltecidos pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, que presidiu a cerimônia. Ele saudou o vigor físico e a atualização profissional dos novos servidores, e aconselhou a todos que sigam os bons exemplos de profissionais antigos na Instituição, de forma a crescerem também em experiência. Pediu o esforço de todos para a garantia da qualidade do ensino, assim como para a promoção da pesquisa e da extensão, enfatizando que a UFLA tem a função social de gerar melhorias nas condições de vida da população brasileira.

O professor Scolforo também apresentou o panorama de crescimento da Universidade, principalmente com a evolução do número de servidores empossados nos últimos anos. A expectativa é de que até início de fevereiro a UFLA tenha em seu quadro 538 professores e 532 técnicos administrativos. Entre 2014 e 2016, a tendência é de que esses números cresçam ainda mais. O alto nível de qualidade da UFLA, que a coloca entre as melhores universidades do país, também marcou o pronunciamento. “Só chegamos a esse grupo seleto das melhores instituições porque houve muito envolvimento e comprometimento de todos”, salienta o reitor. “Agora, a intenção é de que em poucas décadas estejamos entre as melhores do mundo”, afirma.

Também estiveram presentes na composição da mesa de honra a diretora de Gestão de Pessoas, Cristina dos Santos Dias Daud; a presidente da Comissão de Ética, professora Juraciara Vieira Cardoso; o representante da Seção Sindical dos Docentes da UFLA (Adufla), professor Francisval de Melo Carvalho; o vice-presidente do Sindicato dos Servidores da UFLA (Sind-UFLA), Warley Ferreira Saad; o presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professor Nilton Nagib Jorge Chalfun e o representante da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos cargos técnico-administrativos (Cista), Reginaldo Ferreira de Souza. Feita a leitura do Termo de Compromisso Ético e do Termo de Posse, todos os servidores ingressantes foram chamados para a assinatura dos documentos.