Nesta quinta-feira (12), haverá vacinação contra a hepatite B na UFLA

vacinaO Ministério da Saúde disponibilizou lotes de vacina contra a hepatite B gratuitamente para pessoas com até 50 anos, que não tenham se imunizado contra a doença. A Secretaria Municipal de Saúde trouxe doses para serem aplicadas no Ambulatório da UFLA (próximo ao Restaurante Universitário), nesta quinta-feira (12), a fim de atender a servidores e estudantes que têm pouca disponibilidade de tempo para ir aos postos de saúde. A aplicação será das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas.

Essa vacina deve ser tomada em três doses: a primeira será aplicada agora; a seguinte, deve ser injetada em até 40 dias depois; e a última, obedecendo a um prazo semelhante em relação à segunda.

 

Prêmio Hugo Werneck de Ecologia: UFLA recebeu Destaque Especial

IMG_3014A edição 2013 do Prêmio Hugo Werneck, um dos mais importantes da área de ecologia no Brasil, ocorreu na noite de 9/12, em Belo Horizonte. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, participaram da solenidade. A UFLA teve dois projetos indicados ao prêmio: Inventário Florestal UFLA/IEF (categoria melhor exemplo em flora) e Projeto Malha/ Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (categoria melhor exemplo em fauna).

Os dois projetos ficaram entre os três finalistas. A UFLA foi agraciada com o prêmio na categoria Destaque Especial, sendo homenageado o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo. Na opinião dos jurados, o fato de a Universidade ser responsável por dois indicados na mesma noite e a notável experiência em realização de projetos de cunho ambiental (a exemplo do Cadastro Ambiental Rural – CAR) foram determinantes para a escolha.

O professor Scolforo recebeu o prêmio e lembrou que a Universidade realiza projetos em parceria com várias esferas do poder público, desde prefeituras (como o Inventário das Árvores de Belo Horizonte), governo estadual (Inventário Florestal de Minas Gerais) a projetos de âmbito nacional (CAR). Além disso, ressaltou o empenho dos servidores e estudantes, que levaram a Universidade a se tornar a segunda melhor do Brasil, de acordo com o IGC/MEC.

Durante o evento, a ministra Izabella Teixeira, o secretário estadual de Meio Ambiente Adriano Magalhães e o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Bertholdino Apolonio Teixeira assinaram o CAR de Minas Gerais. “Esse cadastro é o primeiro passo para mudar a realidade da gestão pública ambiental no País. Essa política, inclusive, significa sustentabilidade na prática”, explicou Izabella Teixeira. A ministra lembrou, no ato da assinatura, a participação da UFLA neste projeto.

O suporte tecnológico do CAR é feito pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/UFLA). O Cadastro Ambiental Rural auxiliará os processos de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública. Possibilitará, assim, traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Projetos finalistas da UFLA

O Projeto Malha, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA), consiste em uma rede de pesquisadores, órgãos governamentais, empresas e comunidade para a coleta, sistematização, gestão e difusão de dados de atropelamento de fauna selvagem em território brasileiro. Nesse sentido, é o maior esforço brasileiro e possivelmente mundial, de acordo com a sua organização.

O Malha já envolve 20 unidades de conservação brasileiras, em três diferentes biomas, e caminha para o desenvolvimento de um banco de dados brasileiro de registro desse impacto, um aplicativo de coleta de dados e o fortalecimento do CBEE como um Centro de Excelência. É coordenado pelo professor Alex Bager, do Departamento de Biologia (DBI). Os responsáveis pela premiação consideraram o projeto como o “maior esforço já realizado no Brasil para mitigar os impactos das rodovias e ferrovias brasileiras sobre atropelamento da fauna selvagem”.

Já o Inventário Florestal é um conjunto de informações relativas à flora e à cobertura vegetal em Minas Gerais – um instrumento para o planejamento estratégico das ações dos órgãos de meio ambiente.

A ferramenta foi iniciada para fins de realização de planejamento estratégico e, a partir de 2010, foi acrescida de monitoramento mensal para auxiliar em prevenção de desmatamentos, vistorias e fiscalizações. O projeto é coordenado pelo professor José Roberto Soares Scolforo, do Departamento de Ciências Florestais (DCF).  A premiação destacou que esse é o maior inventário florestal já realizado no Brasil.

O Prêmio Hugo Werneck

Considerado o “Oscar da Ecologia”, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza premia iniciativas, empresas, instituições públicas, exemplos e personalidades que se destacam em sustentabilidade. É uma iniciativa do Grupo Ecológico, integrado pela Revista Ecológico, especializada na temática ambiental. O evento tem a participação do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Minas Gerais.

Veja os demais premiados e saiba mais em: http://www.premiohugowerneck.com.br/.

 

UFLA sediou 10º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais – veja fotos

IMG_2816O Salão de Convenções da UFLA foi palco de um dos eventos mais importantes da cafeicultura mineira, o 10º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizado no dia 9/12.

A cafeicultura mineira possui grande importância econômica e social para o estado, pois impacta fortemente os demais setores da economia mineira, movimentando desde a produção de insumos até o aquecimento do setor terciário em diversas regiões do estado. Nesse contexto, o concurso é uma oportunidade de comercialização direta para os produtores. De acordo com o coordenador do concurso, Marcos Fabri Junior, o objetivo é facilitar ao máximo a venda dos cafés especiais: os cafés vencedores de cada região produtora foram oferecidos em lotes de 10 sacas de 60 quilos; já os campeões estaduais nas categorias puderam ser adquiridos em lotes de uma saca cada.

O concurso recebeu mais de 1200 inscrições de amostras de café arábica, da safra 2013, vindas de quatro regiões de Minas: Cerrado, Chapadas, Matas e Sul de Minas. Da categoria natural foram 870 amostras; da categoria cereja descascado foram 343. Delas, 198 foram selecionadas para a final.

Na ocasião, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, reforçou a importância do agronegócio para a economia brasileira, sendo o café o 2º produto mais importante do país: “é muita tecnologia envolvida em sua produção”, destacou.

Uma ótima notícia para os cafeicultores e para a economia foi dada pelo reitor no evento: trata-se de um acordo assinado no mês passado da UFLA com o Governo de Minas, que visa mapear todo o café do estado. O objetivo é caracterizar o produto de cada região, analisando, assim, seu aroma e sabor, relacionando-o às características ambientais, compondo, dessa forma, as melhores misturas. Os produtores terão acesso a essas informações, que facilitarão a comercialização do seu produto; o cafeicultor saberá o público exato que o seu café irá agradar e poderá trabalhar melhor a sua comercialização, buscando melhores preços nas exportações. Vale destacar que essa é uma iniciativa da UFLA e as amostras serão analisadas pelos pesquisadores da Universidade.

O coordenador do INCT-Café e professor da UFLA, Mário Lúcio Vilela Resende, também destacou a importância do café ter valor agregado para não ser apenas uma commodity, que o INCT-Café está trabalhando esta questão com o Governo de Minas.

A UFLA é um cenário muito importante para a cafeicultura mineira, tanto que o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, mencionou, em seu pronunciamento, que “não há lugar melhor para se realizar um concurso como este do que na UFLA, onde a academia, por meio dos seus cursos de graduação e pós-graduação, fornece as informações que são levadas para os produtores”, afirma Roseno.

O concurso é uma ação do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), coordenado pela Emater-MG, UFLA, IF Sul de Minas, INCT-Café e Faepe, com a parceria do Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindicafé-MG, Polo de Excelência do Café e Epamig.

Vencedores regionais:

Categoria Natural/Sul de Minas

  • 1 – Geraldo Alvarenga Resende Filho (Fazenda Santana Bela Vista/São Sebastião do Paraíso)
  • 2 – Maria Simone Prock Borges (Sítio Canarinho/Campanha)
  • 3 – Maria Leonor Guimarães Corrêa (Fazenda Boa Vista/Cássia)

 Categoria Natural/Matas de Minas

  • 1 – Onofre Alves Lacerda (Sítio Forquilha do Rio/Espera Feliz)
  • 2 – Aídes Gomes Monteiro (Fazenda Ninho da Águia/Alto Caparaó)
  • 3 – Charlles Rodrigues Dornelas (Sítio Monte Alverne/Manhuaçu)

 Categoria Natural/Cerrado

  • 1 – Ruvaldo Delarisse (Fazenda Chapadão de Ferro/Patrocínio)
  • 2 – Francys Maria Delarisse (Fazenda Chapadão de Ferro/Patrocínio)
  • 3 – Érika Cristina Pires Ruiz (Fazenda Lages/Coromandel)

 Categoria Natural/Chapada de Minas

  • 1 – Primavera Agronegócios LTDA/Capelinha

Categoria Cereja Descascado/Matas de Minas

  • 1 – Manoel Protázio de Abreu (Sítio Forquilha do Rio/Espera Feliz)
  • 2 – Afonso Donizete Abreu de Lacerda (Sítio Forquilha do Rio/Espera Feliz)
  • 3 – Pedro Antônio Silva Araújo (Fazenda Carvalhinho/Lajinha)

 Categoria Cereja Descascado/Sul de Minas

  • 1 – Alexandre do Nascimento (Fazenda Movimento/Areado)
  • 2 – Luis Otávio Loureiro Pereira (Sítio da Gema/Carmo de Minas)
  • 3 – André Vilela Junqueira (Fazenda Marimbondo/Soledade de Minas)

 Categoria Cereja Descascado/Cerrado de Minas

  • 1 – Eduardo Pinheiro Campos (Fazenda Dona Nenem/Presidente Olegário)
  • 2 – Amália Ferracioli Delarisse (Fazenda Chapadão de Ferro/Patrocínio)
  • 3 – Paulo Cordeiro de Farias Piancastelli Siqueira (Fazenda Terra Alta/Ibiá)

 Categoria Cereja Descascado/Chapadas de Minas

  • 1- Cláudio Esteves Gutierrez (Fazenda Tahiti/Capelinha)
 Fotos e colaboração: Amanda Castro – jornalista

 

Dicas de português: Palavras que causam dúvida

– Quando usar APRENDER e APREENDER?

As duas formas são válidas, porém têm sentidos diferentes.

Aprender (com um E) significa saber, entender

Por exemplo: O aluno aprendeu a lição.

Apreender (com E duplo) significa prender, fixar, aprisionar.

O delegado apreendeu o contrabando.

– Como devemos dizer: ASTERISCO ou ASTERÍSTICO?

Eis aí uma dúvida fácil de resolver. ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrelinha) é o diminutivo de astro.

Ora, assim como se diz, por exemplo, ‘CHUVISCO’ (diminutivo de chuva) e não  CHUVÍSTICO, também se deve dizer ASTERISCO.

– Uma dúvida muito comum é com relação à palavra CABELEIREIRO.

Afinal qual é a pronúncia correta? CABELEREIRO ou CABELEIREIRO?

O certo é CABELEIREIRO. Há quem estranhe o uso do sufixo “EI” duas vezes, alegando que o termo primitivo (cabelo) não possui tal prefixo. Ocorre que a palavra primitiva , neste caso, não é o termo CABELO e, sim, a palavra CABELEIRA.

Portanto, diga CABELEIREIRO.

– Deve-se dizer DISTRATAR ou DESTRATAR?

Como existem as duas palavras, depende do contexto em que forem usadas.

“DISTRATAR” é não cumprir um trato.

Já “DESTRATAR é insultar, ofender, maltratar.

– EMPECILHO ou IMPECILHO?

Muitas pessoas dizem “IMPECILHO”, certamente por associarem essa palavra com o verbo “IMPEDIR”

O correto, entretanto, é “EMPECILHO”, que é da mesma família de “EMPECER”, que significa  estorvar, embaraçar.

Paulo Roberto Ribeiro – Ascom

“Running in the Night” encerrou Circuito UFLA de Corridas em clima de festa – veja fotos

IMG_2527Noite, música eletrônica e luzes, muitas luzes. Esse ambiente remete a uma festa; porém, foi assim que o Circuito UFLA de Corridas de Rua encerrou-se, no sábado (7/12), com a prova Running in the Night – e foi, de fato, uma festa, uma grande confraternização entre desportistas. A corrida fechou o Circuito e as atividades da Semana de 50 Anos de Federalização da ESAL.

Cerca de 450 atletas da região participaram das provas de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km, desfrutando de um ambiente semelhante ao de uma balada. Luzes com efeitos especiais deram ao câmpus um aspecto especial; a largada e a chegada ocorreram na Avenida Norte, atrás do Restaurante Universitário.

As atletas Letícia do Carmo de Paula, Jéssica Ferreira Rodrigues e Luciana Lunkes subiram ao pódio no percurso de 5 km. Entre os homens, os vencedores da prova foram Francisco de Assis Manoel, Rafael Correa Teodoro e Sidney Alves dos Santos. Nos 10 km as primeiras colocadas foram Claudia Cristina Barros Pádua, Caroline Lima Martins e Marcia de Fatima Barros, enquanto que no masculino foram Elder Wander de Carvalho, Alberto Júnior Arcanjo e Edmilson de Jesus Satumino.

O objetivo do Circuito UFLA de Corridas de Rua foi incentivar as pessoas a praticarem esportes junto com amigos e familiares, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Foram realizadas quatro corridas durante o ano, com temáticas diversificadas, pela Associação dos Esportistas de Lavras e Região (Asdela).

Confira os resultados das provas de 5 km e 10 km:
http://ufla.br/circuitocorridaufla/?page_id=317

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom
Fotos – Leonardo Assad
Fotos – Mateus Lima

 

Bolsistas do PIBID de Física realizarão Noite Cultural em escola lavrense

A Orquestra de Câmara da UFLA será uma das atrações
A Orquestra de Câmara da UFLA será uma das atrações

Hoje (11), será realizada a Noite Cultural, na Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto, às 19 horas. Esse evento é organizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Física da UFLA e será aberto pra toda comunidade.

Haverá a apresentação do teatro científico “A Máquina do Tempo”, encenado por alunos daquela instituição, além de uma feira de ciências com a exposição de experimentos na área de Física. A Orquestra de Câmara da UFLA fará uma apresentação com músicas clássicas.

A escola se localiza na Rua Jair Ferreira, 285, bairro Serra Verde.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom

 

Estudantes de Educação Física promovem VII Festival Inter Escolar de Atletismo

V-Torneio-Interescolar-de-Lavras
Imagem da quinta edição do torneio. Crédito: Portal Lavras 24 Horas

Os estudantes do curso de Educação Física da UFLA, matriculados na disciplina de Atletismo, irão realizar neste sábado, 14, o VII Festival Inter Escolar de Atletismo no Departamento de Educação Física (DEF). A entrada é gratuita, com início às 8 horas.

O evento será disputado por alunos de escolas públicas de Lavras (escolas estaduais: Azarias Ribeiro, Cinira de Carvalho, Cristiano de Souza e Dora Matarazzo. Escolas municipais: Álvaro Botelho, Francisco Sales, Padre Dehon e Umbelina Azevedo Avellar. Além do Colégio Tiradentes e a Escola Municipal Otaviano Alvarenga, de  Perdões).

Esse torneio é vinculado ao projeto Cria Lavras e os atletas das escolas públicas são treinados pelos estudantes de Educação Física da UFLA. O torneio é uma das atividades da disciplina Atletismo, coordenada pelo professor Fernando Roberto de Oliveira.

Participarão estudantes de 11 a 15 anos, sendo as competições: corrida com barreira, arremesso de peso, corrida de 600 m, salto em altura e salto em distância.

Outras informações pelo telefone: 3829-1293

Colaboração: Amanda Castro – jornalista

 

 

APG abre edital para substituição de membros de sua coordenação

apgA Associação de Pós-Graduandos da UFLA (APG) torna pública a abertura do edital nº1/2013 referente ao processo eleitoral para a substituição de membros da coordenação da gestão 2013/2014.

Poderão participar do processo eleitoral todos os alunos de pós-graduação regularmente matriculados na UFLA. A eleição será realizada na Cantina da UFLA, sob a supervisão de uma Junta Eleitoral, no dia 17 de dezembro.

Os interessados já podem se inscrever até o próximo dia 13, sexta-feira, na secretaria da APG, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Veja mais detalhes sobre a eleição em: www.apg.ufla.br.

Colaboração: Amanda Castro – jornalista