Alunos de Direito participam de Simpósio sobre Cortes e Tribunais Internacionais da USP

direito-internacional-eventoNos dias 18 e 19 de novembro, foi realizado na Universidade de São Paulo (USP) o IV Simpósio Brasileiro sobre Cortes e Tribunais Internacionais. O tema central do congresso foi o acesso à Justiça nos Tribunais Internacionais, com a discussão sobre como as cortes e tribunais responsáveis por essa área têm trabalhado, em consonância com as Relações Internacionais.

No evento, estiveram presentes nomes ilustres do Direito internacional, como Wagner Menezes, professor do Departamento de Direito Internacional da USP, presidente do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais e organizador do evento; André de Carvalho Ramos, professor associado do Departamento de Direito Internacional da USP, procurador regional da República em São Paulo e atual procurador regional eleitoral da 3ª região; professor Ralph Wilde, da University College of London; e Arturo Oropeza Garcia, professor da Universidade Autónoma do México. Também esteve presente o cônsul mexicano José Geraldo Traslosheros Hernández.

O curso de Direito da UFLA teve representação no simpósio com a presença dos alunos Isabella Souza, Marilene Petruci, Gabriel Haramoto, Matheus Junqueira, Fernando Rigamonte e Talita Ribeiro. A maioria deles integra o Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais (Nedri), entidade autônoma criada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do Direito Internacional e das Relações Internacionais. Concebido em 2013 no Departamento de Direito da UFLA, é reconhecido pelo Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela instituição. O Núcleo funciona sob a orientação do professor e coordenador do curso de Direito Pedro Ivo Ribeiro Diniz.

Apesar de ter apenas três turmas, o curso de Direito da UFLA já conseguiu avanços significativos, como a criação de três núcleos de estudo (além do Nedri, há o Núcleo de Estudos em Direito Ambiental – NEDAM e o Laboratório de Bioética) e um PETI, além das constantes participações em congressos nas mais diversas áreas Jurídicas de âmbito nacional e internacional. Tudo isso tem contribuído para a consolidação do curso e para que os profissionais que se formarem na UFLA consigam excelentes inserções no mercado de trabalho.

 Samuel Furtado – bolsista Ascom/DIR