DED realiza encontro BIC-Jr e Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras

MIAL Bic Jr UFLANo dia 14 de novembro, foi realizado o 1º Encontro do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras (MIAL) e estudantes Bolsistas de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr), no Anfiteatro do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras.

O encontro teve como tema a “Militância política e cultural: possibilidades para a construção da participação social”, objetivando resgatar a história e reestruturar o MIAL, integrando-o aos estudantes do BIC-Jr da UFLA e projetando novas ações articuladas às escolas do município. A junção foi ao encontro das proposições do projeto de extensão “O Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras (MIAL): Possibilidades para a Construção da Participação Social”. Esse projeto explicitou alguns dos aspectos do MIAL, cujo objetivo geral é contribuir para a melhoria da qualidade social, da saúde e em particular da educação.

Os objetivos específicos são: estimular – através de oficinas, salas temáticas, palestras, encontros e eventos – a prática da cidadania, valorizando o respeito e a interação social; ampliar a imagem dos e das adolescentes perante a sociedade; ser um espaço em que os/as adolescentes possam interferir e colaborar na construção de políticas públicas; divulgar e fazer acontecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); formar adolescentes multiplicadores/as; vivenciar o exercício da cidadania através da participação social e o respeito às diversidades.

Tudo começou com o projeto de extensão “A construção da relação do adolescente consigo mesmo, com o outro e com o mundo”, coordenado pela professora Cláudia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação (DED), no final da década de 1990. Seu objetivo era incentivar a integração entre adolescentes e jovens, educadores e educadoras, movimentos culturais e sociais. Em 2001, esse projeto tornou-se o MIAL, filiado ao Movimento de Adolescentes do Brasil (MAB), visando a fortalecer os trabalhos já desenvolvidos e estreitar ainda mais a relação entre os jovens participantes. De 2008 a 2012, esse projeto foi coordenado pela ONG “Ciranda – Entretecendo Caminhos”.

Ao longo desses anos, vários projetos foram desenvolvidos pelo MIAL, entre os quais a participação em oficinas e debates regionais e nacionais; na Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (RENAJOC), inclusive na Cobertura Jovem da Conferência Nacional da Juventude, realizada em Brasília, em 2008; além da confecção da Revista Viração, que atinge mais de 3 milhões de pessoas no Brasil – e que é totalmente elaborada por jovens.

A proposta do encontro reuniu graduandos da UFLA (ex-BIC-Jr) e atuais bolsistas, que discutiram o projeto de extensão, apresentaram toda a história do movimento e propuseram uma integração com os bolsistas do BIC-Júnior que são provenientes de escolas públicas da cidade.

Entre os participantes, o ex-integrante do MIAL Leonardo Francisco Azevedo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrando em Ciências Sociais pela mesma instituição, falou um pouco da sua experiência como participante do movimento e todas as vantagens que adquiriu como bolsista do BIC-Jr da UFLA, no qual participou por três anos.

De acordo com o professor Vanderlei Barbosa, coordenador do projeto juntamente com a professora Cláudia Ribeiro (que está em Portugal fazendo pós- doutorado), a volta do MIAL à grade de projetos de extensão do DED é de suma importância, uma vez que permite uma maior articulação com as escolas públicas, fazendo um mapeamento da formação política e cultural dos jovens de Lavras.

Esse foi o primeiro de muitos encontros entre BIC-Jr e MIAL no exercício da conquista de um projeto de extensão que cuida dos tripés que impulsionam a Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão, formando cidadãos e cidadãs na interação com a comunidade através da “possibilidade para a construção da participação social”.

Samuel Furtado – bolsista Ascom/DED/DIR