Proposta da UFLA é finalista no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação

O pós-graduando Tales Márcio Giarola, durante divulgação do Sherbet na Cantina Central
O pós-graduando Tales Márcio Giarola, durante divulgação do Sherbet na Cantina Central

O Sistema Mineiro de Inovação (Simi) divulgou, no dia 13, a lista das equipes finalistas do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. A proposta “Iron Sherbet”, desenvolvida na UFLA, é uma das cinco escolhidas, entre as 11 semifinalistas. Aliás, o plano de inovação lavrense chegou à última fase com mais pontos que os concorrentes.

O Iron Sherbet é uma mistura base em pó para formulação de sobremesa semelhante ao sorvete, com baixo teor de açúcar e gordura. Produzido a partir de frutas nacionais, é light, possui baixo teor calórico, é fortificado com ferro e combate a anemia ferropriva. Seu protótipo está pronto e a patente do produto já foi requerida. O grupo de pesquisadores responsável pelo seu desenvolvimento é integrado por: Kascilene Gonçalves Machado (Unifei), Rebeca Nonato Silva (UFLA), Tales Márcio de Oliveira Giarola (UFLA) e Tatiane Costa Leite (Unifei).

Na etapa final do Programa, uma nova banca de jurados composta por profissionais representativos da cadeia de inovação (governo, mercado e universidades) irá avaliar os 5 planos finalistas a partir de apresentação feita pelas equipes. O prêmio final será uma viagem para um centro de tecnologia internacional.

Outra proposta de negócio desenvolvida na UFLA é o sistema Reabilite, que ficou entre os 11 semifinalistas. Trata-se de um software que simula intervenções no solo, para a reabilitação de áreas degradadas.

Apoio institucional

Para chegar à última fase, o Iron Sherbets passou por embates com outros planos produzidos na UFLA, contou com o apoio de especialistas e foi posto em votação para um júri técnico e outro popular. Esses júris votaram em um vídeo e também houve uma apresentação: a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e a TV Universitária apoiaram na criação do vídeo, ações de divulgação e no levantamento de informações estratégicas.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação está em sua segunda edição. É realizado pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Simi e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e executado pelo Instituto Inovação.

Veja tabela com as pontuações:

tabela_ranking_sherbets