Participantes do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação expõem produtos na Cantina Central

Empreendedores UFLAOs pós-graduandos da UFLA semifinalistas do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação divulgam hoje (5/11), na Cantina Central, suas propostas e angariam votos da comunidade acadêmica. Os produtos “Iron Sherbet” e “Reabilite” foram postos à mostra em estandes, onde também é possível votar em uma delas.

A ação, na cantina, inclui a degustação do Iron Serbet sabor uvaia (com direito a concorrer a uma viagem) e panfletagem. A votação prossegue até o dia 8 de novembro.

Nessa fase do programa, os semifinalistas produziram um vídeo de apresentação e a votação (por júri técnico e popular) irá definir os finalistas. Somente os cinco mais bem votados e avaliados estarão na fase final, que será realizada em Belo Horizonte. Para votar, é preciso ter uma conta no Facebook.

Conheça os planos de negócio desenvolvidos na UFLA:

Reabilite – software para a reabilitação de áreas degradadas que simula intervenções em solo virtualmente. O programa promove a junção das melhores práticas de recuperação do solo, dinamizando o processo em relação às medidas ponderadas pelo pesquisador e, consequentemente, o processo de auxílio à restauração da região impactada pelo ser humano. É realizado pelos pesquisadores Bráulio Xavier de Moraes, Helane Silva, Juliana Ribeiro e Márcia Leite dos Santos.

Assista ao vídeo e vote no Reabilite.

Iron Sherbet – mistura base em pó para formulação de uma sobremesa, semelhante ao sorvete, com baixo teor de açúcar e gordura. Produzido a partir de frutas nacionais, é light, tem baixo teor calórico, é fortificado com ferro e combate a anemia ferropriva. Seu protótipo está pronto e a patente do produto já foi requerida. O grupo de pesquisadores responsável pelo seu desenvolvimento é integrado por: Kascilene Gonçalves Machado (Unifei), Rebeca Nonato Silva (UFLA), Tales Márcio de Oliveira Giarola (UFLA) e Tatiane Costa Leite (Unifei).

Assista ao vídeo e vote no Iron Sherbet.

O Programa

Programa é constituído por um torneio com diferentes atividades, inclusive de oferecimento de capacitação em empreendedorismo, para auxiliar pós-graduandos a perceberem as perspectivas profissionais que podem surgir das pesquisas realizadas por eles. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para fortalecer a cultura de empreendedorismo e inovação nas universidades e centros de pesquisa mineiros e contribuir para transformar pesquisa científica em inovação tecnológica. Ele é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). A execução é realizada pelo Instituto Inovação, um núcleo gerador de negócios inovadores que aproxima atores, reduz distâncias, facilita interações, educa, constrói e compartilha conhecimentos e experiências, construindo pontes em prol da inovação.