Grupo Magia da Física e do Universo apresenta Ciclo Biografia de Cientistas

23.10 documentário magia da físicaNesta sexta-feira (25), o grupo Magia da Física e do Universo dará início ao ciclo de filmes “Biografia de Cientistas”, com a exibição do documentário que aborda o percurso acadêmico e científico de dois importantes cientistas, César Lattes e José Leite Lopes, dois pilares da Física brasileira. A exibição será no Museu de História Natural (MHN), às 16 horas, com entrada aberta a todos e gratuita.

A repercussão internacional e o prestígio de César Lattes com a descoberta do Méson pi, em 1947, e os trabalhos científicos e a luta por políticas desenvolvimentistas de Ciência e Educação de José Leite Lopes constituíram uma contribuição de fundamental importância para impulsionar o desenvolvimento da Ciência no Brasil. Os grandes feitos científicos e políticos desses cientistas resultaram na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF – 1949) e na criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq – 1951).

Confira a programação para as próximas exibições. Elas acontecem todas as sextas-feiras, às 16 horas, no MHN.

1/11 A Vida de Galileu (1975) – Adaptação cinematográfica da peça homônima de Bertold Brecht, o documentário mostra quantos interesses em jogo existem na ciência: interesses de classe, materiais, pessoais, etc.

8/11 Madame Curie (1943) – O filme retrata a vida da célebre física franco polonesa e ganhadora de dois Prêmios Nobel, Marie Curie Roteiro de Aldoux Huxley, com a adaptação da biografia escrita por Eve Curie, filha de Marie.

22/11 Breaking the code (1996) – Alan Mathison Turing foi um matemático britânico considerado um grande nome da história da computação somente em 1975, pois a maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem na II Guerra Mundial.

29/11 Einstein (2008) – Documentário sobre a vida de Einstein, com um foco especial na dificuldade que ele encontrou em confirmar experimentalmente as suas teorias. Com a participação de diversos divulgadores da ciência.

6/12 A História de Stephen Hawking – O início da trajetória do brilhante físico britânico Stephen Hawking (Benedict Cumberbatch). Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, ele é obrigado a lidar com o avanço da doença enquanto desenvolve seus estudos e inicia a formação de uma família com Jane Wilde (Lisa Dillon).

13/12 Além do Tempo (1996) – Drama biográfico retratando a vida do famoso físico Richard Feynman, participante do Projeto Manhattan e ganhador do prêmio Nobel.

20/12 O filme “Agora” (2009) – Ofilme retrata eventos do século IV no Egito, centrado na história da astrônoma e filósofa Hypatia de Alexandria.

17/1 Thomas Edison – O Mago da Luz – Indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original, esta obra conta, em flashbacks narrados pelo protagonista, a biografia do cientista Thomas Alva Edison (Spencer Tracy). A história se concentra nos anos mais produtivos de Edison: 1872 à 1882.

24/1 A Historia de Louis Pasteur – Em 1860, o cientista e químico Louis Pasteur (Paul Muni) voltou-se para um grave problema que alarmava a França: mais de 20.000 mulheres estavam morrendo anualmente durante o parto, e muitas das crianças morriam por infecção….

31/1 Vida e Obra de Charles Darwin – O que seria da humanidade sem a compreensão sobre suas origens a partir da Teoria da Evolução de Charles Darwin? Este documentário mostra a trajetória do naturalista e biólogo inglês desde sua juventude, passando pelas viagens em busca de respostas sobre a evolução até a chegada a Galápagos.