Membros do grupo de pesquisa do Cedia (DEG) visitam instituições na Escócia

The James Hutton Institute - Escócia - recepçãoA pós-doutoranda Ellem Waleska Nascimento da Fonseca Contado e o graduando em Engenharia de Controle e Automação Henrique Coelho Barbosa realizaram uma visita técnica, de 20/9 a 6/10, em três instituições da Escócia. Eles foram recebidos pelos professores Radhakrishna Prabhu  (Universidade Robert Gordon), Graham Horgam (BioSS Rowett Institute), Pietro P. M. Iannetta (The James Hutton Institute) e Peter E. Toorop (Royal Botanic Garden Kew).

A visita faz parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento da técnica de Velocimetria por imagem de Partículas para criação de mapas de fluxo, deslocamento, deformação e ruptura de materiais” (PNPD 2011), coordenado pelo professor Roberto Alves Braga Júnior (DEG).

O vínculo de pesquisa existente entre essas instituições permitiu o compartilhamento de conhecimentos, treinamentos em áreas complementares ao estudo, além de sugestões de trabalho. Foram apresentados três seminários durante a visita: Vortex, PIV system setup, image acquisition, image processing and post processing; Introduction to Speckle Laser and images processing; e PIV technique calibration for the flow of many different fluids.

De acordo com Ellem Waleska, “Além do conhecimento técnico adquirido, foi possível uma integração cultural e o convívio com outros grupos de pesquisa”. Os trabalhos desenvolvidos no Centro de Desenvolvimento de Instrumentação Aplicada à Agropecuária (Cedia) têm o apoio da Capes, CNPq, Fapemig e Finep.