Professora de Portugal ministra curso sobre oxidantes, no DQI

curso oxidantes DQIA professora Maria da Graça Costa Miguel, da Universidade do Algarve (Portugal), está ministrando, até o dia 10, o curso “’Avaliação da atividade antioxidante in vitro de óleos essenciais e extratos”. No curso, realizado no Departamento de Química (DQI), ela apresenta técnicas inovadoras para os participantes sobre a detecção de antioxidantes naturais.

Graduandos e pós-graduandos de diferentes setores da UFLA participam do curso, assim como discentes da UFMG, Unifal, UFSJ e bolsistas da Epamig. No total, 44 participantes se inscreveram.

O conhecimento sobre propriedades oxidantes tem uma aplicação prática abrangente: agindo contra os radicais livres, as substâncias antioxidantes podem ser utilizadas na indústria alimentícia (conservação de alimentos), farmacêutica (prevenção de doenças e retardo do envelhecimento) e de combustível (manutenção das propriedades de biodiesel, por exemplo).

De acordo com a professora Maria das Graças Cardoso, do DQI, os ouvintes terão certificado de participação e o curso terá validade como disciplina. A visita faz parte do projeto de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica/DQI/UFLA.