UFLA foi representada em workshop internacional sobre redes de bibliotecas universitárias

O diretor da Biblioteca Universitária da UFLA, Nivaldo Oliveira, participou do workshop Desafios da Rede Serviços de Bibliteca, em Florianópolis (SC), nos dias 30/9 e 1º10. O evento foi uma iniciativa do Sistema de Bibliotecas Universitárias (Sibi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a instituição International Association of Technological University Libraries (IATUL).

No encontro, reuniram-se 100 diretores de bibliotecas universitárias da América Latina e Caribe, com o intuito de discutir a colaboração entre as bibliotecas para resolução de problemas e desenvolvimento.

Durante as apresentações, agentes das bibliotecas da Universidade de Ontário (Canadá), Cape Peninsula University (África do Sul), Universidade de São Paulo (USP), UFSC, Rede Pergamum e IATUL demonstraram as ferramentas colaborativas desenvolvidas (como softwares estatísticos, ambientes de acessibilidade e repositórios) e as vantagens em seu uso.

Para Nivaldo, “atuar isoladamente se tornou complexo e muitas vezes desfavorável. A lógica predominante das redes está vinculada à possibilidade de ganhos para todos os integrantes, pois o foco deixa de ser particular para uma posição coletiva, na busca de inovações, avanços e aceleração da produtividade que podem ser geradas através de interações com outras universidades”. Nesse sentido, o evento possibilitou o estabelecimento de contatos com bibliotecas de todos os estados do Brasil e do exterior, o que possibilita ampliar as alternativas de parcerias e redes da Biblioteca Universitária da UFLA, de acordo com o diretor.