Grupo de mineração e energia busca parceria com a UFLA, em pesquisas

Na última sexta-feira (27), membros da Direção Executiva e docentes da UFLA reuniram-se com representantes da Vetorial Energética, na Reitoria. O objetivo foi estudar formas de parceria em pesquisas entre as duas instituições.

Na reunião, o presidente da empresa, Gustavo Correa, apresentou a Vetorial, seu ramo de negócios e os propósitos do encontro. O Grupo Vetorial produz minério de ferro, carvão vegetal e ferro-gusa a carvão vegetal; e pretende estreitar relações com a UFLA a fim de realizar pesquisas de interesse mútuo.

Antônio Claret, Scolforo e Gustavo

Para Gustavo Correa, o País está enfrentando um desafio para produzir energia de carbonização adequada, de maneira economicamente viável. Portanto, é imprescindível o desenvolvimento científico do material genético das plantas destinadas à produção de carvão vegetal, da eficiência na carbonização e da eficiência dos altos-fornos.

Nesse primeiro encontro, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, avaliou as possibilidades de cooperação que a Universidade pode oferecer atualmente e no futuro, considerando áreas como Ciências Florestais, Química e Engenharias.

Também participaram da reunião o diretor geral da Vetorial Energética, Antônio Claret de Oliveira (ex-aluno da UFLA); e os professores da Universidade Édila Vilela de Resende Von Pinho (vice-reitora), Magno Antonio Patto Ramalho (DBI) e Luis Marcelo Tavares de Carvalho (DCF).