Biodiversidade do Solo esteve em debate durante simpósio internacional na UFLA

06.09 Sinbio plenária solosA Biodiversidade do Solo foi uma das seis temáticas em debate no Simpósio Internacional de Biodiversidade, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 2 a 4 de setembro. O evento permitiu a interação de estudantes e pesquisadores, com troca de experiências e prospecção de novas linhas de pesquisa.

Coordenada pela professora Fátima Moreira, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), a plenária teve a participação de palestrantes de instituições de diversas regiões do Brasil (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade Federal de Brasília – UNB, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Embrapa Agrobiologia e Embrapa Florestas), além da presença do professor Patrick Lavelle, da Université de Paris e membro da Academia de Ciências da França, com vasta experiência profissional em diversos países.

O tema Biodiversidade do Solo foi abordado em 11 palestras, com ênfase em diferentes assuntos como: biodiversidade global, micro-organismos, microfauna, mesofauna e macrofauna e microssimbiontes radiculares. Esses temas foram abordados do ponto de vista taxonômico e funcional, ressaltando a importância da biodiversidade do solo para a sustentabilidade dos ecossistemas e produção agrícola.

Professora Fátima Moreira, Patrick Lavelle e o professor Marco Aurélio Carneiro

Na palestra de abertura, Patrick Lavelle ressaltou a necessidade de uma abordagem holística em função da complexidade, heterogeneidade e dinâmica do ecossistema solo. Pela primeira vez na UFLA, o pesquisador comentou sua experiência de parcerias desde 1995 no Brasil, em cooperação com instituições de pesquisa e universidades. Em especial, citou sua interação com a professora Fátima Moreira (UFLA), tendo participado em conjunto do Tropical Soil Biology in Fertility Program, programa de pesquisa internacional com fórum no Quênia, e também da Global Soil Biodiversit Assessment (GSBA), iniciativa global que investiga a biodiversidade do solo.

Em sua avaliação, as apresentações no Sinbio foram muito interessantes, com a presença de pesquisadores muito envolvidos e com rica interação. Lavelle sinalizou para a possibilidade de ampliação da cooperação com mais pesquisadores e sugeriu que os participantes do evento criem um fórum permanente de discussão, com visão holística, dos temas que envolvem a biodiversidade. “Com o Sinbio, a UFLA demonstrou que tem muita projeção e capacidade de buscar financiamentos para novos projetos de pesquisa”, reforçou.

Patrick Lavelle fez a palestra de abertura do Sinbio, apresentando o modelo geral do funcionamento do solo, com as especificidades de cada grupo e como eles se interagem.