Semana de Ciência, Cultura e Arte celebra os 105 anos da Instituição – Veja as galerias de fotos da abertura

01.09 ABERTURANa manhã da sexta-feira (30/8), foi realizada a cerimônia de abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que comemora os 105 anos de aniversário da Instituição. Com a presença da comunidade acadêmica e convidados, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, ressaltou a trajetória de sucesso da Instituição, valorizando as pessoas que contribuíram para que ela atingisse a dimensão universitária e o reconhecimento como uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e extensão do País.

O reitor compartilhou com os presentes mais uma conquista da UFLA, que passou recentemente por avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o recredenciamento institucional e o resultado foi a nota máxima (5), figurando entre o seleto grupo de instituições de excelência. Ele destacou o envolvimento de todos os segmentos para que a Instituição apresentasse, segundo os avaliadores, indicadores muito além ao que expressa o referencial mínimo de qualidade. Um grande avanço, já que na última avaliação, realizada em 2009, a UFLA havia sido credenciada com a nota 3.

Em seu pronunciamento, Scolforo convidou a todos para aproveitarem a programação da Semana Esaliana que, a partir deste ano, recebe o nome de Semana de Ciência, Cultura e Arte, incorporando em sua programação diversas apresentações culturais e a realização do Simpósio Internacional de Biodiversidade. Em suas palavras, a inserção da cultura no cotidiano da Universidade passa a ser um elemento fundamental na formação de profissionais mais completos e atuantes na sociedade do conhecimento.

Como tradição, a programação teve início com um culto ecumênico em ação de graças aos 105 anos de existência da UFLA/ESAL, na Capela Ecumênica da Universidade. Em respeito a todas as manifestações religiosas, o culto teve a participação de diferentes representações. O momento de Ação de Graças contou com as reflexões do padre Elígio da Paróquia Santana de Lavras, do pastor Davi Cestavo, da Primeira Igreja Presbiteriana de Lavras e o representante do centro Espírita Augusto Silva, Eduardo Souza Freire. A cerimônia teve a participação do coral Vozes do Câmpus, sob a regência do maestro Augusto Pimenta.

Em seguida, houve um cortejo cultural com os atores da  Cia Manicômicos até a Cantina Central, onde foi realizada uma apresentação com a Banda Martelo de Pano, de São João Del Rei.

Durante toda a semana, serão realizadas atividades científicas e culturais, grandes shows Oswaldo Montenegro (3/9) e Gilberto Gil (5/9), homenagens, além do tradicional jubileu de ouro e prata e o jantar do ex-aluno.

Consulte a programação completa no site http://ufla.br/aniversario/

Veja as fotos da cerimônia, clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.

Veja as fotos do culto ecumênico e cortejo cultural, clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.