UFLA sediou encontro de dirigentes de fundações de apoio às instituições públicas

De 28 a 30 de agosto, a UFLA sediou o VI Encontro de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, no Auditório do Lemaf. Servidores e dirigentes atualizaram-se em painéis técnicos sobre vários aspectos que regem a atuação das fundações de apoio mineiras, como os jurídicos, editais, formas de prestação de contas e outros.

Para o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica (Confies), professor Marco Aurélio Crocco Afonso, o momento do encontro foi “oportuno para discussão da regulamentação das fundações”. Ele citou várias questões, como a influência do novo Código de Ciência e Tecnologia, a remuneração de dirigentes e a Medida Provisória 614, que têm ou causarão impacto na atuação desses órgãos.

A abertura do evento contou com a participação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo. Ele fez uma apresentação sobre a Universidade e defendeu uma união de esforços entre o Fórum Permanente de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Faipes-MG) e o Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), no sentido de reunir-se e prestar contas à bancada de deputados mineiros sobre os recursos recebidos e aplicados.