“Momentos Decisivos – Jk contra o golpismo no Brasil” será lançado na II Semana dos Livros e das Letras de Lavras

JK nas comemorações do centenário de Lavras
JK nas comemorações do centenário de Lavras, com a senhora Judy Macieira e o prefeito Silvio Menicucci

Na próxima sexta-feira (30), a programação da II Semana dos livros e das Letras de Lavras terá um momento especial com o lançamento do livro “Momentos Decisivos – Jk contra o golpismo no Brasil”, com a presença do seu autor, Carlos Murilo Felício dos Santos. O lançamento será às 18 horas, na Casa Rosada (centro de Lavras).

A produção literária sobre a vida do ex-presidente JK, amplamente elogiada pela crítica, foi recentemente lançada em Brasília e terá uma apresentação especial em Lavras, revivendo momentos marcantes do ex-presidente na terra dos ipês e das escolas.

Carlos Murilo, hoje com 84 anos, foi deputado estadual por Minas Gerais, deputado federal e secretário particular de JK desde os primeiros dias de seu governo do Estado de Minas Gerais (1951/55) e, depois, na Presidência da Republica, de 1956 a 1960. Mas também foi primo, amigo e confidente de JK, o que o credencia como narrador da história marcante de um dos políticos mais visionários de todos os tempos.

Essa trajetória está retratada em 452 páginas, 11 capítulos, rica em textos, documentos e fotografias. De acordo com Carlos Murilo, o livro tem o objetivo de preservar o ideal de defesa da democracia, da soberania nacional e de melhores condições de vida para os brasileiros.

JK em Lavras - Baile do centenário (1968)
JK em Lavras, Baile do Centenário (1968)

São muitos os laços históricos que unem a cidade de Lavras ao autor e também ao personagem central do livro. Destacam-se dois eventos: a inauguração da nova iluminação elétrica da cidade, em 1954/55, após o início de funcionamento da Usina Hidroelétrica de Itutinga e, outro evento marcante, o Bale do Século, nas comemorações do centenário de Lavras, em 1968. Além disso, JK sempre manteve laços de amizade e cooperação com políticos da cidade em benefício de toda a comunidade.

Uma oportunidade para os lavrenses conhecerem Carlos Murilo, um dos últimos protagonistas daquela epopeia, revivendo esse grande período da história local, regional e nacional.

 

II Semana dos Livros e das Letras: de 29 de agosto a 1º de setembro, na Casa da Cultura e Casa Rosada

Lançamento: “Momentos Decisivos – Jk contra o golpismo no Brasil”

Hora: 18 horas

Local: Casa Rosada