CBEE monitorará impacto de rodovia no Parque Nacional do Iguaçu

21.08 Parque Nacional do IguaçuCentro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), sediado no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA), estabeleceu um acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, para monitorar o impacto da rodovia que atravessa o Parque Nacional do Iguaçu e avaliar a necessidade de medidas de mitigação. O Parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco – 1986).

O projeto envolve o monitoramento de fauna atropelada e da comunidade de mamíferos de médio e grande porte no entorno da rodovia. De acordo com o coordenador do projeto, professor Alex Bager, nesta primeira fase serão quatro monitoramentos concentrados entre setembro e dezembro (nove dias contínuos/mês), mas já existe a expectativa da ampliação do estudo.

O atropelamento será avaliado a pé e de carro, e os mamíferos de médio e grande porte serão monitorados em faixas de distância da rodovia (até 300 metros e acima de 600 metros), utilizando 20 armadilhas fotográficas.

Os resultados devem contribuir para a tomada de decisão sobre o fluxo de veículos na rodovia e implantação de medidas de mitigação.

Centro de Referência

O CBEE nasceu de um grupo de pesquisa interinstitucional, vinculado ao CNPq. A partir desse grupo, foi criado o Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas, cujo sucesso reforçou a necessidade de ser criado um centro de pesquisa nesta temática. Hoje o Centro é multidisciplinar e conta com 21 estudantes bolsistas, da graduação ao doutorado, responsáveis pelo respaldo ao Projeto Malha, uma das iniciativas do CBEE.