Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física teve primeira aula

Os estudantes selecionados iniciaram o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na noite de 16 de agosto, no Departamento de Ciências Exatas (DEX). A proposta desse curso, coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), é oferecer uma grade curricular fundamental unificada nacionalmente, com especificidades em cada um de seus 21 polos. A UFLA é um dos dois polos em Minas Gerais – o outro fica na UFV.

SONY DSC

Na Universidade Federal de Lavras, a procura pelo curso foi ampla, de acordo com o professor Ulisses Azevedo Leitão: “Todas as vagas foram preenchidas e conseguimos atender à região. Um dos estudantes, inclusive, percorre uma distância de mais de 300 quilômetros para chegar a Lavras”, conta. Além disso, graduandos do curso de Física, interessados em conhecer o curso, assistiram à aula.

Durante a aula inaugural, os alunos do programa (que são professores de Física do Ensino Médio e Fundamental) foram apresentados aos docentes, às linhas de pesquisa e às normas do curso. Na UFLA, a coordenação é da professora Iraziet da Cunha Charret.

Aula Magna sobre nanociências

Para celebrar o início do curso, o professor Marcos Assunção Pimenta, coordenador geral do Instituto de Nanomateriais de Carbono do INCT/CNPq foi convidado para fazer uma palestra na UFLA. Ele falará sobre a física de nanomateriais, no dia 6 de setembro, às 19 horas, no Auditório do DEX. Essa Aula Magna será aberta à comunidade acadêmica e demais interessados.

Mais informações sobre o curso:

Sociedade Brasileira de Física: www.sbfisica.org.br/~mnpef

Polo UFLA: http://www.prpg.ufla.br/mnpef/