I Simpósio de Física, Tecnologia e Inovação reforça a evolução do Departamento de Ciências Exatas (DEX)

simpósio físicaNessa quinta-feira (8), teve início o I Simpósio de Física, Tecnologia e Inovação, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (DEX/UFLA). Durante a cerimônia de abertura, todos os depoimentos enfatizaram a evolução do Departamento, em consonância com o crescimento e valorização da área de Física, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. Nilson Salvador, representando o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, prof. Tadayuki Yanagi Junior; o chefe do Departamento de Ciências Exatas, prof. João Domingos Scalon e o representante do comitê organizador do evento, prof. Jose Alberto Casto Nogales Vera.

Em todas as falas foi destacada a importância das áreas básicas de Física e Matemática para o momento vivido pela Instituição, com a instalação de novos cursos na área de Engenharia e uma nova fase de incentivo à inovação, com a criação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec).

Também foi reforçado o envolvimento dos professores do DEX, que tem resultado no fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação e na promoção da área na Instituição, em especial, em virtude de sua interdisciplinaridade.

Além das palestras técnicas, no primeiro dia do evento houve uma mesa-redonda que colocou em debate as perspectivas para a criação do Curso de Bacharelado em Física.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Kelen Cristina dos Reis, que apresentou a Física como ferramenta na avaliação de polímeros e biopolímeros incorporados de nanopartículas.

simpósio física 2
Professores destacam fortalecimento da área e sincronismo com o momento vivido pela Instituição

A programação segue nesta sexta-feira (9), com a participação de renomados pesquisadores que debatem as tendências em Instrumentação, Ótica, Engenharia Física, Energia Renovável e Materiais Avançados.

Evolução e consolidação

Desde a criação do DEX, em 1973, seus docentes têm atuado em pesquisas nas áreas de Estatística, Física, Matemática e Ciências da Computação em diversos projetos do próprio departamento e também como apoio técnico a outros departamentos da UFLA.

Além dos cursos de licenciatura em Física e Matemática, o DEX conta com três programas de pós-graduação. Em 1996, foi criado o curso de Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária e, a partir de 2003, o programa expandiu para o nível de Doutorado.  Em 2012, foi lançado o Programa de Pós-Graduação em Física, em associação entre as universidades federais de Alfenas (Unifal), Lavras (UFLA) e São João Del Rei (UFSJ).

Em processo final de seleção, o Departamento inicia no segundo semestre de 2013 o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), voltado para professores de Física do Ensino Médio e Fundamental. A UFLA será um dos 21 polos onde o curso será ofertado no Brasil, com a proposta de apresentar produtos, processos e atualizações do currículo de Física para o Ensino Fundamental e Médio, na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

O DEX participa ainda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas, Física e Matemática, ampliando significativamente suas atividades de pesquisa. O curso, em nível de Mestrado, iniciou as atividades em 2007, com uma equipe composta por quatro professores do Departamento de Engenharia (DEG) e quatro do DEX.