Fapemig aprova projeto do Nintec/UFLA

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de aprovar o projeto “Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleo de Inovação Tecnológica” do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) da UFLA.

NintecO projeto aprovado visa assegurar ao Núcleo, suporte gerencial, tecnológico e operacional possibilitando a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão. Além disso, busca-se incentivar a identificação do potencial inovativo, promover a difusão da cultura de proteção intelectual como estratégia para o desenvolvimento do Estado e possibilitar o treinamento dos membros do Nintec nas áreas de Propriedade Intelectual, Proteção do Conhecimento e Transferência de Tecnologia.

Segundo Wilson Magela Gonçalves, assessor de inovação e empreendedorismo da UFLA e coordenador geral do Nintec, o Núcleo tem exercido um importante papel dentro do contexto de inovação na Universidade e na gestão das tecnologias obtendo-se excelentes resultados. Com uma equipe altamente qualificada, o Nintec atua diretamente na realização das buscas de anterioridade de tecnologias, assim como na redação de patentes e tem realizado aproximadamente 120 atendimentos mensais de docentes, discentes e inventores independentes para esclarecimento de dúvidas sobre patentes, marcas, softwares e cultivares.

O assessor de inovação e empreendedorismo ressalta ainda o elevado potencial da universidade em desenvolver pesquisas inovadoras, “tem-se registrado um crescente número de solicitações de proteção das criações: 73 pedidos de patentes desenvolvidos em parceria com a universidade, 6 pedidos de patentes de inventores independentes, 1 solicitação de patente internacional, 39 pedidos de registro de marcas, 9 registros de cultivares e 14 registros de softwares”, conclui.

Para Mônica Torres Prado, gestora de C&T do Nintec, “com essa aprovação serão renovadas 3 bolsas, garantindo a proteção e a manutenção de um núcleo de inovação”, além disso, “poderemos continuar proporcionando à UFLA e à comunidade lavrense a proteção de sua propriedade intelectual com o registro de patentes, marcas e cultivares”.

Outras informações pelo telefone 3829 1591.

Texto: Assessoria de Comunicação do Nintec