Professor Magno Ramalho recebe Prêmio Professor Ernesto Paterniani

08.08 magno prêmio
Professor Magno Ramalho recebe o Prêmio do pesquisador e presidente do comitê organizador do evento, Ney Sakiyama

O professor e pesquisador do departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Magno Antônio Patto Ramalho, recebeu nessa segunda-feira (5), em Uberlândia, o Prêmio Professor Ernesto Paterniani, homenagem concedida pela Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), durante a cerimônia de abertura do 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas.

Referência na área de melhoramento genético de plantas, o Prêmio Professor Ernesto Paterniani amplia o conjunto de distinções e honrarias que recebeu em sua trajetória profissional.

Justa homenagem ao professor que se dedica há 43 anos à pesquisa e ao ensino, com declarada paixão pela profissão. Reconhecido no meio científico e admirado pelos estudantes, o professor Magno tem marcado sua atuação pela capacidade de ensinar, de buscar novos conhecimentos e de coordenar projetos de pesquisa.

Cerca de 1000 participantes participaram da solenidade de entrega do prêmio ao professor Magno Antônio Patto Ramalho
Cerca de 1000 participaram na solenidade de entrega do prêmio ao professor Magno Antônio Patto Ramalho

Um dos pesquisadores mais atuantes na área do melhoramento genético do feijoeiro, o professor Magno tem seis cultivares de feijão registrados em seu nome. Em seu currículo, 372 artigos em periódicos científicos, nove livros e outros 15 capítulos em publicações que têm o melhoramento genético como tema, além da participação em centenas de eventos e significativa produção técnica. Também é conhecido pelo rigor e qualidade dispensados na orientação de mais de 150 estudantes de mestrado e doutorado.

Reconhecimento

A homenagem foi uma indicação dos pesquisadores associados da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas com aprovação pela comissão julgadora pela destacada atuação no Melhoramento Genético de Plantas no Brasil. O prêmio foi entregue durante a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que reúne cerca de 1000 participantes entre pesquisadores, estudantes, empresários e produtores. Sob o tema geral “Variedade melhorada: a força da nossa agricultura”, o evento teve em sua palestra de abertura a participação da representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, que abordou a importância do melhoramento de plantas no contexto mundial.

Na programação do evento, o professor Magno também foi o coordenador do painel intitulado “Pós-Graduação em Genética e Melhoramento: para onde vamos?”

Fotos: cortesia ABMP