Capes lança novo edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid)

08.08 pibidA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital n°61/2013, que selecionará propostas de projetos a serem apoiados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Com este edital, o programa chegará à concessão de 72 mil bolsas, sendo que 10 mil delas serão destinadas, pela primeira vez, a alunos de licenciatura do Programa Universidade para Todos (ProUni) e aos professores envolvidos na sua orientação e supervisão.

A solicitação de senha para o cadastramento da proposta de projeto deverá ser feita no período de 12 de agosto a 25 de setembro. Serão selecionados projetos institucionais de iniciação à docência que visem ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica.

Inscrição

As propostas deverão ser inscritas a partir das 14h do dia 19 de setembro de 2013 até as 18h do dia 4 de outubro de 2013, por meio de formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado Capes (SiCapes), no endereço eletrônico pibid.capes.gov.br. Para o desenvolvimento dos projetos, serão concedidas 72 mil bolsas a alunos dos cursos de licenciatura e a professores das instituições de ensino superior e das escolas da rede pública de ensino. De acordo com o edital, o início das atividades dos projetos será até março de 2014.

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Fonte: CCS/Capes