Reitor recebe Equipe Troia e sinaliza incentivos para o seu fortalecimento

19.07 equipe tróiaNessa quinta-feira (18), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, recebeu os membros da Equipe Troia – núcleo de estudos em robótica, para parabeniza-los pelo desempenho da equipe na Winter Challenge, maior competição de robótica da América Latina. Eles trouxeram para a UFLA a 2ª e 3ª colocações, superando equipes de tradicionais universidades brasileiras.

A equipe fez uma apresentação ao reitor e apresentou a ele os robôs que representaram a Universidade com destaque na competição. A equipe é composta por 21 integrantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Ciências da Computação, Física e Filosofia, que são coordenados pelo professor Wilian Soares Lacerda, do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Entusiasmado com a organização e motivação da equipe, Scolforo sinalizou que dará o apoio necessário para o fortalecimento do grupo, incluindo adaptações na infraestrutura, logística para viagens e aquisição de materiais. Na avaliação do reitor, é importante apoiar as iniciativas dos estudantes para que a sociedade conheça as diferentes áreas do conhecimento que são trabalhadas na Universidade.

Para o professor Wilian, que acompanhou os estudantes na visita, a equipe está muito bem estruturada, com membros autodidatas e independentes. “Eles têm a capacidade de desenvolver projetos de alta complexidade e participar de competições com desempenho surpreendentes, superando equipes tradicionais, com anos de experiência”, reforçou.

Além da dedicação na área da robótica, o grupo apresentou alguns projetos sociais que desenvolvem, como o Tróia Solidário, em que os estudantes colocam o aprendizado em sala de aula a favor de entidades filantrópicas da cidade. Recentemente, firmaram parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras para dar manutenção à “Vaca Mecânica”, projeto social que distribui leite às famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, realizam visitas a escolas com apresentações de palestras sobre as diferentes áreas da carreira de engenheiro.

O trabalho da Troia pode ser conferido no site: www.equipetroia.com.

19.07 equipe troia scolforo
Scolforo conhece os robôs da Equipe Troia que participaram da competição

19.07 troia equipe