UFLA recebe comitiva da Universidade de Alberta – Canadá

12.07 Universidade AlbertaNesta semana, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita de representantes da Universidade de Alberta e da Alberta Innovates Bio Solutions, instituições do Canadá, para debater possibilidades de parcerias.

A comitiva contou com o diretor da Faculty of Agricultural, Life & Environmental Sciences (Ales), John Kennelly; a diretora de Relações Internacionais da Ales, Marta Gomez-Wu; o gerente-executivo da Livestock Gentec, Graham Plastow; e o executivo da Alberta Innovates Bio Solutions, Stan Blade.

Eles foram recebidos pelo diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior e representantes da comunidade acadêmica. Trata-se de uma visita de retorno a uma missão oficial realizada em abril deste ano, em Edmonton, Universidade de Alberta, pelos professores Chalfun e Renato Paiva.

Além da apresentação da instituição, eles visitaram o Departamento de Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia e Agricultura. A ideia foi apresentar a UFLA, as linhas prioritárias de pesquisa e iniciar parcerias e colaborações em diferentes áreas do conhecimento. Também foi sinalizada a possibilidade de acordo entre as instituições para iniciar um programa de dupla titulação, com incentivo para o intercâmbio de estudantes.

Em sua apresentação, John Kennelly reforçou a importância de parcerias para prover soluções para desafios globais, como a crescente demanda por alimentos e as mudanças climáticas. Ele destacou que a Ales tem como linhas prioritárias de pesquisa a sustentabilidade ambiental, inovação em bioenergia, segurança alimentar e qualidade de vida individual e em sociedade.

John Kennelly também compartilhou que gostaria que mais estudantes brasileiros participassem de programas de intercâmbio com a Universidade de Alberta, e também foi incentivada a vinda de canadenses para o Brasil, pois esta interação tem sido uma experiência enriquecedora. Ele disse estar impressionado com a infraestrutura e a qualidade da ciência praticada nas universidades brasileiras.

A Universidade de Alberta foi fundada em 1908, está entre as cinco melhores instituições do Canadá e entre as 100 melhores do mundo segundo ranking internacional. Tem 38 mil estudantes, 18 faculdades e 110 programas de pós-graduação. A Faculty of Agricltural, Life & Environmental Sciences tem cerca de 500 estudantes de graduação e 1600 estudantes de pós-graduação em nove programas.

Consulte o site