Equipe Troia participa do maior desafio de robótica da América Latina

Vinte membros da equipe Troia de robótica viajam hoje para São Caetano do Sul (SP) para participar da competição Winter Challenge 2013, que será realizado de 6 a 9 de julho. A equipe representará a UFLA com quatro robôs nesta edição: MacGyver, Julius Rock, Kamikaze e Pé de Pano. Os dois primeiros são da categoria Sumô Autônomo e os dois últimos, da Hobbyweight até 5,44 kg.

Nos desafios, os robôs são comandados por controle remoto e têm objetivos específicos dentro das categorias. Na Sumô, o robô deve arrastar o adversário para fora do ringue; na Hobbyweight, o poder e a resistência das máquinas são postos à prova. Para participar, os robôs são projetados conforme regras específicas; durante as lutas, a segurança das equipes e espectadores também é observada.

Esta é a terceira competição em que haverá robôs da Troia entre os combatentes. Um dos gestores da equipe, Alisson Dominghetti, explica que eventos como esse aliam lazer a aprendizado: “Para construir os robôs, é preciso a aplicação de conhecimentos adquiridos na Universidade, em diversas áreas, e que serão aplicados, posteriormente, na geração de benefícios à sociedade”.