Professores e estudantes da UFLA participam do 30º Congresso Internacional de Sementes na Turquia

Delegação brasileira no 30º Congresso Internacional de Sementes

Um grupo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrado pelos professores Maria Laene Moreira de Carvalho (DAG), Antônia dos Reis Figueira (DFP), José da Cruz Machado (DFP), a pesquisadora Sttela Veiga (DAG) e as pós-doutorandas Tanismare Almeida, Luciana Souza e Andrea Oliveira participaram do 30º Congresso Internacional de Sementes, realizado de 11 a 19 de junho, em Anthalya, Turquia.

O evento, promovido pela International Seed Testing Association (Ista) e realizado a cada três anos, é considerado o maior evento internacional na área de pesquisas em sementes. Os profissionais da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos com os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade e integraram a comitiva brasileira, composta de participantes de mais seis instituições de ensino e pesquisa de referência no País.

A Professora Maria Laene atuou no evento como representante da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrates).

A Ista tem o objetivo principal de garantir a uniformidade nos testes de qualidade de sementes, o desenvolvimento, adoção e publicação de procedimentos padrões de amostragem e análise de sementes. A Associação trabalha ativamente para promover a pesquisa em todas as áreas da ciência e tecnologia de sementes (incluindo a amostragem, testes, armazenamento, processamento, distribuição de sementes e certificação). Atualmente é composta de 201 laboratórios membros, de 79 países.