Workshop com representantes do Cirad sinaliza ampliação da cooperação

17.06 CiradNa terça-feira (11), foi realizado o Workshop de Cooperação UFLA – França, com foco no acordo de cooperação com a organização de pesquisa francesa Cirad (Centre Cooperation Internationale em Recherche Agronomique pour le Développement), com sede na França. O evento, realizado no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, contou com a presença do diretor geral do Cirad no Brasil, Bernard Mallet e da adida de Cooperação Científica do Consulado da França, Florence Puech.

Os parceiros internacionais foram recebidos pela vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pelo diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Júnior, além de pró-reitores e membros da comunidade acadêmica. Além do workshop, os representantes da França fizeram visitas técnicas a alguns setores da Universidade.

O workshop teve como objetivo apresentar as áreas de interesse em parcerias com universidades francesas, por meio da divulgação dos programas de intercâmbio franco-brasileiros, incluindo as oportunidades do Ciência sem Fronteiras e outros programas. A ideia foi discutir ações prioritárias visando a expandir a parceria para outras áreas do conhecimento, além das que já estão em desenvolvimento na Universidade.

Para a vice-reitora, a parceria com o Cirad e outras instituições francesas faz parte do programa de internacionalização que vem sendo articulado pela UFLA, com o objetivo de ampliar a mobilidade estudantil e o intercâmbio de pesquisadores. Para favorecer as novas parcerias, a professora reforçou o esforço da Direção Executiva para dar celeridade nos processos de oficialização de acordos e convênios internacionais.

Um dos programas apresentados por Bernard Mallet que mais chamou a atenção dos professores da UFLA foi o Agreenium – Consórcio francês para a pesquisa e o ensino superior em agrociências que possibilita a parceria com diversas instituições francesas de referência. O Consórcio disponibiliza 300 unidades de pesquisa e 15 cursos de doutorado, além da possibilidade de integração com 5700 pesquisadores.

Na avaliação do diretor do Cirad, a UFLA é uma instituição muito dinâmica, com expressivo número de estudante e cursos de graduação e pós-graduação. Ele ressaltou três pontos de destaque: o empenho para a internacionalização, a qualidade dos pesquisadores e infraestrutura da Universidade e a hospitalidade na recepção de pesquisadores do mundo inteiro, itens que fazem a diferença no estabelecimento de parcerias internacionais.