Cooperação com a Universidade de Delaware é reforçada em workshop na UFLA

06.06 delawareNessa quarta-feira (5), foi realizado o III Workshop sobre a Cooperação entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Delaware (UD/USA). O evento é parte integrante do projeto intitulado “Agriculture’s Global Challenges: Food Security, Bioenergy, and Biodiversity: Building Educational and Research Partnerships with Brazil”, financiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sob a coordenação da professora Nicole Donofrio (UD) e da professora Antonia dos Reis Figueira (DFP/UFLA).

Realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFLA, o evento foi uma oportunidade para professores e estudantes das duas instituições apresentarem seus projetos e áreas prioritárias de pesquisa. Na avaliação da professora Antônia, o evento é uma ótima oportunidade para troca de experiências e aproximação entre os pesquisadores, fortalecendo o processo de internacionalização defendido pela UFLA.

professora Nicole Donofrio, fez uma apresentação por videoconferência

Participaram do evento oito representantes da UD, dois professores, quatro estudantes de graduação e dois estudantes de pós-graduação. Eles ficarão na UFLA durante o mês de junho, com diferentes períodos de permanência. Além dos participantes do evento, a coordenadora da UD no projeto, professora Nicole Donofrio, fez uma apresentação por videoconferência reforçando a importância da cooperação.

Presente na cerimônia de abertura, o pró-reitor adjunto de pós-graduação, professor Tadayuki Yanagi Junior, fez um breve relato da história da pós-graduação na UFLA, com ênfase aos esforços nos últimos anos para as experiências de internacionalização. Em seu depoimento, reforçou que a cooperação e as parcerias de pesquisa favorecem a mobilidade discente e docente, o que oportuniza fazer amigos e manter contatos para outros tipos de colaboração.

Entre as apresentações no workshop, o coordenador do curso de Pós-Graduação em Fitotecnia, professor Eduardo Alves ressaltou a importância dos resultados das pesquisas realizadas em conjunto com pesquisadores de Delaware, em especial pela oportunidade de treinamento de estudantes de pós-graduação nas duas universidades.

Professores e Estudantes participam do III Workshop sobre a cooperação UFLA e Delaware