Professor da UFLA recebe comenda Secundino de São José

03.06 bebeto + governador
Professor Luiz Roberto ao lado do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho

O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA), recebeu no dia 21 de maio a Comenda Antônio Secundino de São José, concedida anualmente pelo governo mineiro a personalidades que se destacam no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais e no Brasil. O professor recebeu a comenda do governador em exercício Alberto Pinto Coelho.

A solenidade de agraciamento das personalidades é tradicionalmente realizada na Festa Nacional do Milho, em Patos de Minas. A importância revela-se, principalmente, pelo rigor com que os agraciados são escolhidos e pela justeza da homenagem que é prestada a profissionais que se destacaram no desenvolvimento da agropecuária e preservação dos recursos naturais.

O professor Luiz Roberto tem sido um embaixador da segurança alimentar e do manejo sustentável de solos tropicais, sendo frequentemente convidado para falar da experiência brasileira sobre esses temas. Nos últimos cinco anos, o professor proferiu palestras em eventos em diversos países na Europa, Ásia, África, América do Sul, América Central e Oriente Médio.

Sobre a comenda, o professor demonstrou a alegria e honra de ser homenageado: “O Dr. Secundino foi uma das pessoas que mais admirei na minha carreira, com o qual tive a oportunidade de breves momentos de convívio, ainda “moleque”, durante o tempo em que morei em Capinópolis, ocasião em que meu pai, Roberto Guilherme, trabalhou na empresa Sementes Agroceres S.A. O Dr. Secundino foi um exemplo de liderança e carisma”, reforçou.

03.06 bebetoA Comenda

A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada em 1991. Ela é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente. Para o secretário Elmiro Nascimento, que foi reconduzido à Presidência do Conselho Diretor da Comenda, a homenagem, além de perpetuar a memória de Antônio Secundino, destaca e valoriza aqueles que trabalham em prol da agricultura, pecuária e abastecimento, bem como do meio ambiente e da sustentabilidade. Nesta edição, 11 personalidades foram agraciadas, entre eles, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.

Antônio Secundino de São José

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa de destaque no agronegócio brasileiro e pioneira na pesquisa com sementes, sendo responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.