UFLA apresenta proposta para cursos EAD na Rede Uaitec – Lavras será uma das cidades-polo

22.05Nessa terça-feira (21), foi dado mais um passo para a celebração de acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que objetiva ampliar as possibilidades de qualificação profissional por meio do ensino a distância.

Em reunião com o coordenador de Relações Institucionais da Sectes, professor Gilberto Caixeta, foi reafirmado o interesse da UFLA em apoiar a rede Uaitec, por meio da oferta de oito cursos de extensão e dois cursos de especialização nas áreas de energias alternativas e biocombustíveis, gestão ambiental e tecnologia da informação (TI).

A reunião contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Von Pinho, do coordenador do Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead), professor Ronei Ximenes Martins; do vice-prefeito de Lavras, Aristides Silva Filho (Tide); do chefe de gabinete da Prefeitura, Aloísio Soares de Lima Junior; e dos professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA), Ana Paula Piovesan Melchiori, Joaquim Quinteiro Uchôa e Tales Heimfarth.

De acordo com Gilberto Caixeta, a proposta apresentada pela UFLA vai ao encontro das expectativas da Uaitec, cujo projeto educacional vai ampliar as oportunidades de cursos desde a extensão universitária à pós-graduação. “Recebemos de forma positiva a proposta da UFLA, instituição de referência na formação de profissionais qualificados, vislumbrando, no futuro, o oferecimento de cursos tecnólogos em áreas estratégicas para o Estado”, enfatiza.

Para a vice-reitora, a UFLA tem competência consolidada para ofertar cursos em diferentes áreas do conhecimento, ampliando a oferta já apresentada para atender às demandas prioritárias do Estado.

Além da parceria para o oferecimento de cursos, a UFLA deverá apresentar à Sectes um projeto para a construção de um laboratório de preparação de material didático, com estruturas de salas master e ilhas de edição, que vão permitir a transmissão dos cursos a serem oferecidos pela Rede Uaitec.

Uaitec em Lavras

A sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Lavras) passará por todas as transformações necessárias para abrigar as salas de videoconferência e os equipamentos da Rede Uaitec. A Prefeitura Municipal já está em articulação com a Sectes para celebrar a parceria e os cursos em Lavras deverão ter início em agosto.