Reitor da UFLA participa de reunião da Andifes em Porto Alegre

14.05 logo-andifesO reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participa nesta terça e quarta-feira (14 e 15), da CXXI reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Durante o encontro, será realizado o segundo ciclo de debates sobre autonomia universitária.

A programação da reunião conta com palestra do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, e com a participação no novo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Paulo Speller, que falará pela primeira vez com o colegiado da Andifes sobre os planos para o ensino público superior brasileiro.

Na pauta, também serão discutidos temas como financiamento das Universidades Federais nos últimos 20 anos, com palestra do professor Nelson Cardoso do Amaral (UFG), carreira docente e a apresentação do projeto de mestrado profissional da Andifes aprovado pela Capes e que será feita pelo coordenador do Comitê Gestor, Dario de Oliveira Lima Filho.

Na quarta-feira (15), dentro da agenda de atividades, será realizado o Seminário Autonomia Universitária. Desta vez, são os órgãos de controle federal que apresentarão sua visão sobre o tema, com palestras do secretário Valdir Agapito Teixeira, da Secretaria Federal de Controle Interno, da Controladoria-Geral da União (CGU) e do secretário Marcelo Bemerguy, da Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Com informações da Andifes