Capes incentiva doutorado sanduiche com concessão de cotas adicionais para os programas

19.04 capesA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), buscando promover a consolidação, expansão e a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação, concederá bolsa de estudo adicional ao programa de pós-graduação stricto sensu referente a cada discente matriculado em estágio no exterior (doutorado sanduíche , por período mínimo de nove meses. As bolsas serão concedidas em nível de doutorado no âmbito de cada programa.

A medida vale a partir deste mês de abril e as bolsas serão disponibilizadas no mês subsequente à implantação do estágio em instituição estrangeira.

Na avaliação do pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Alcides Moino Júnior, trata-se de uma medida que vai beneficiar a Universidade, já que a UFLA tem utilizado o limite de suas cotas (42 no total, duas para cada um dos 21 cursos de doutorado). Além das bolsas Capes, os programas da UFLA também são beneficiados com bolsas do CNPq e Fapemig.

Ele ressalta que a UFLA vivencia uma fase de incentivo à internacionalização e os estágios internacionais e outras modalidades de intercâmbio têm refletido de maneira positiva na qualidade dos programas. “O período maior de permanência na instituição estrangeira, exigido pela medida, permite um relacionamento mais duradouro com os grupos de pesquisa, favorecendo as trocas de experiências e a parceria em publicações”, reforça o pró-reitor.